Seu orçamento atual beira os 400 milhões de euros e seus programas beneficiam anualmente mais de 57 mil estudantes, professores, pesquisadores e gestores universitários, alemães e estrangeiros.
O seminário reunirá mais de 100 ex-bolsistas do DAAD para discutir temas de diversas áreas (engenharia, ciências sociais e humanas e ciências naturais), mas sempre relacionados à questão hídrica e à sustentabilidade. As palestras e discussões serão conduzidas pelos professores alemães Dr. Jackson Roehrig, da FH Köln, e Dr. Jürgen Stamm, da TU Dresden, e pelos brasileiros Dra. Maria do Carmo Sobral, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fátima Brayner, da Universidade do Estado de Pernambuco (UPE), e Dr. Marcelo Cancela Lisboa Cohen, da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Também participará da abertura do seminário o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, que durante sua primeira visita oficial a Pernambuco visitará igualmente evento do roadshow Alemanha – sua parceira em pesquisa e desenvolvimento, realizado pelo Ministério Alemão da Educação e Pesquisa (BMBF), e o workshop sobre biologia sistemática da Universidade de Potsdam. As três atividades integram a programação do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Inovação e Tecnologia 2010-2011.
No roadshow Alemanha – sua parceira em pesquisa e desenvolvimento, instituições alemãs de investigação científica apresentam a estudantes e à comunidade cientíifica brasileira os potenciais da cooperação em ciência e educação e as possíveis soluções para os desafios globais. O workshop sobre biologia sistemática reunirá pesquisadores brasileiros e alemães. Bioenergia e regulação genética estarão em pauta no evento organizado pela Universidade de Potsdam em conjunto com a UFPE.
DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico