Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufscar_logoA Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação de dois novos Programas de Pós-Graduação no campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Estão previstos já para 2011 o mestrado no âmbito do novo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e o mestrado profissionalizante em Sustentabilidade em Gestão Ambiental. Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFSCar Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, a criação desses novos programas no campus Sorocaba é um sinal evidente do processo de expansão da UFSCar e da seriedade da instituição em exigir a titulação e a capacitação de seus docentes.
"Somente uma universidade que possui doutores em seu quadro tem a possibilidade de criar programas de pós-graduação", observa.

O mestrado de Engenharia de Produção tem a coordenação da docente Eli Ângela Vitor Toso e terá como área de concentração a "Gestão de Operações" com duas linhas de pesquisa: "Gestão de Sistema de Produção" e "Desenvolvimento de Produtos e Processos".

O mestrado profissionalizante em Sustentabilidade em Gestão Ambiental, coordenado pela docente Eliana Cardoso Leite, tem uma característica diferenciada por ser interdisciplinar. "Ele é voltado para as pessoas que se encontram no mercado de trabalho e o produto final que será avaliado para a aprovação do aluno não precisa ser, necessariamente, uma dissertação tradicional, nos moldes acadêmicos", explica. O objetivo principal é propor alternativas para resolver questões técnicas do mercado de trabalho. A área de concentração atua sobre "Sustentabilidade, Ambiente e Sociedade" e possui três linhas de pesquisa: "Recursos Naturais", "Áreas Protegidas" e "Conflitos Sócio-ambientais".

Os editais com as informações sobre processo de seleção e data de início dos cursos está sendo finalizado e o Diretor do campus Sorocaba Isaías Torres, aponta que as atividades começam no próximo ano.

Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos