Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
upf_logoOs 28 acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) que vão participar do Programa de Intercâmbio da instituição no próximo semestre já estão se preparando para a nova experiência. Entre janeiro e fevereiro de 2011, eles embarcam para um semestre de estudos e atividades em 11 universidades da Europa. Nestes meses que antecedem a viagem, entre os preparativos da documentação e das malas, os intercambistas participaram de um compromisso oficial nesta quarta-feira, 17 de novembro, oportunidade em que foram recebidos pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, e assinaram o Termo de Compromisso do intercâmbio.
No encontro, no Centro Administrativo, o reitor recepcionou a todos e enfatizou que a UPF aposta efetivamente nesta iniciativa. “É uma oportunidade para proporcionar aos nossos alunos uma vivência de outras culturas no exterior. Desejamos, sobretudo, que vocês utilizem o intercâmbio como uma experiência de vida, e esperamos que ao retornar, possam dividir o aprendizado com os colegas”, recomendou, considerando que todos estarão representando a UPF nas universidades que os acolhem.

A expectativa entre os estudantes já é grande. Alessandra Felizari, 22 anos, do oitavo semestre de Engenharia Elétrica, busca novos conhecimentos e tecnologias na área em que estuda, além da convivência com outras culturas e pessoas. Ela vai estudar na Universidade de Carlos III de Madri, na Espanha.“Quero, igualmente, conhecer lugares, melhorar o aprendizado da língua espanhola e saber mais sobre a história dos países que puder visitar”, considera.

Benhur Bianchi, 21 anos, do oitavo semestre de Engenharia Mecânica, é o primeiro intercambista da UPF na Universidade de Vigo, Espanha. Na opinião dele, o intercâmbio é a oportunidade de vivenciar um novo ambiente de estudos, aprofundar o aprendizado de idiomas, conhecer diferentes pessoas e países.

A assessora para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais Rosane Inning Zimmermann participou da recepção aos alunos. Ela salienta que neste grupo, além da Universidade de Vigo, Espanha, pela primeira vez outras duas universidades conveniadas receberão alunos da UPF: a Universidade de Milão, na Itália, e a Universidade Carlos III de Madri, Espanha. Rosane lembra ainda que a UPF tem, neste semestre, 15 alunos estudando nas universidades parceiras, e 11 estudantes estrangeiros estudando aqui.

Saiba quem são os intercambistas e para onde vão:

Universidade de Lisboa - Portugal
Marília W. Ferrari – Medicina e Marina Lazaretto – Psicologia

Universidade do Algarve – Portugal
Josemar Marques da Silva – Engenharia Civil e Ricardo Schons Boller – Engenharia Civil

Universidade Carlos III de Madri – Espanha
Fernanda Breda – Jornalismo e Alessandra Felizari – Engenharia Elétrica

Universidade de Santiago de Compostela – Espanha
Priscila Prux – Direito

Universidade de Vigo – Espanha
Benhur Bianchi – Engenharia Mecânica

Universidade de Extremadura – Espanha
Larissa Bruch Caetano – Medicina e Gabriel Zanatta – Medicina

Universidade Paul Verlaine-Metz – França
Bruno Argenton – Engenharia Eletrônica

Universidade de Verona – Itália
Graciele Rui – Odontologia; Maira Zancan – Medicina e Henrique Schmidt –
Medicina

Universidade de Milão – Itália
Thiago Zilli Batista – Medicina e Cristiane Mattei – Medicina

Universidade Roma Tre – Itália
Priscila Mottin Perin – Arquitetura e Cristina Rebonatto – Arquitetura

Universidade de Coimbra – Portugal
Fabiano Hoffmann de Oliveira – Jornalismo; Isadora da Costa Rodrigues – Jornalismo; Vanessa Soccol – Jornalismo; Priscila Dalzotto – Jornalismo; Gustavo Migott – Farmácia; Larissa Oliveira – Direito; Lucas Makki – Direito; Mateus Endler Rosa – Engenharia Mecânica; Eduardo Luis Ferreira – Engenharia Mecânica; Carolina da Rosa – Medicina

Foto: Cristiane Sossella
Intercambistas foram recepcionados pelo reitor e pela assessora para
Assuntos Internacionais e Interinstitucionais

Assessoria de Imprensa
Universidade de Passo Fundo