Dos bacharéis em sistemas de informação espera-se uma forte formação teórica e prática, tendo a pesquisa como forma de desenvolvimento do conhecimento e intervenção na realidade social. Espera-se também que sejam dotados de criatividade e criticidade, capazes de entender, acompanhar e intervir no processo histórico-social, lutando pela melhoria da qualidade de vida da população através da ampliação das oportunidades de trabalho nas organizações e do empreendedorismo.
O Curso de sistemas de informação forma profissionais capazes de analisar problemas e desenvolver algoritmos adequados para resolvê-los, de desenvolver softwares aplicativos e sistemas de informação para os mais diversos cenários. Possibilita ao egresso atuar como analista de software, no planejamento e gerenciamento da infra-estrutura de Tecnologia de Informação, na coordenação dos recursos de informação, no desenvolvimento científico da área nas organizações, como empreendedor na área de informática desenvolvendo novas soluções e aplicativos computacionais.
Poderá atuar também nas áreas de desenvolvimento de software, na consultoria e prestação de serviços, em empresas exercendo funções de Gestor de TI, analista de sistemas ou de software, entre outras.
Segundo a consultoria IDC, em matéria para o site IDG NOW, na Índia, até o final de 2010 a consultoria estima a falta de 150 mil profissionais de TI e 350 mil profissionais para atuar na área de processos de negócios. O Diretor de Recursos Humanos da ABRAT Sérgio Sgobbi, informa que no Brasil existem atualmente 100 mil vagas apenas em tecnologia da informação. (Fonte: http://www.itweb.com.br/ noticias/index.asp?cod=66652). De acordo com o executivo, a perspectiva é de crescimento para o setor, mas o País carece de atitudes para não perder espaço, sugerindo investimento em capacitação de pessoas. Até 2016, no Brasil, há a perspectiva de abertura de 300 mil vagas de emprego na área de Tecnologia. Está em dúvida sobre qual curso escolher? Faça Sistemas de Informação na UNIARP em Caçador e garanta uma carreira promissora.
Prof. Marcos Eduardo Muniz Godinho
Coordenador do curso da UNIARP