Nesta edição, foram avaliados 10.049 cursos de 1.439 instituições de todo o País, por 3.008 pareceristas, sendo que 651 escolas tiveram 4.146 cursos estrelados. A avaliação é realizada com base no questionário eletrônico preenchido pelos cursos, que contém informações como titulação do corpo docente e produção científica, e entrevistas.
Os avaliadores podem emitir os conceitos “excelente” (que equivale a cinco estrelas), “muito bom” (quatro estrelas), “bom” (três estrelas), “regular”, “ruim” ou "prefiro não opinar". São divulgados os cursos classificados a partir de três estrelas, caso de Direito, Farmácia, Hotelaria, Nutrição e Terapia Ocupacional da Uniso. Pedagogia obteve quatro estrelas.
“O quadro docente qualificado, o projeto pedagógico, a prática do estágio supervisionado, bem como o desenvolvimento da Pesquisa e da Extensão são os ingredientes para um bom curso”, afirma o professor Alexandre Ogusuku, Coordenador de Direito, contemplado pela terceira vez na avaliação.
Em Farmácia, estrelado pela primeira vez, assim como Nutrição, outros diferenciais também foram apresentados. “Parcerias com universidades públicas e internacionais, o intercâmbio de alunos e a atuação de docentes em projetos do Ministério da Saúde foram alguns dos aspectos submetidos à avaliação”, explica a Coordenadora do curso, professora Yoko Oshima Franco.
Pedagogia e TO aparecem pela quarta vez. “A avaliação é muito significativa e reflete o trabalho conjunto dos professores e o esforço e interesse dos alunos. O trabalho continua, para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino no curso”, destaca a Coordenadora de Pedagogia, professora Valdelice Borghi Ferreira.
O curso de Hotelaria foi classificado pela sétima vez consecutiva. Segundo o Coordenador, professor Pedro Zille, fatores como a infraestrutura, o projeto pedagógico e o corpo docente contribuem para a consolidação do curso, que está focado em três principais vertentes da área: Gestão, Alimentos e Bebidas e Hospedagem. “Nossa preocupação é formar profissionais para atender à demanda dos diferentes segmentos da Hospitalidade no Brasil e no exterior”, finaliza.
Assessoria de Comunicação Social
Universidade de Sorocaba - UNISO