Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular próprio da instituição. As demais 524, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação.
O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas. Na época, a universidade tinha 70 opções de cursos - 25 a menos do que possui hoje.
"Essa expansão da oferta de vagas é um grande salto, estamos crescendo sem perder o nível de qualidade, mantendo a excelência acadêmica. E queremos crescer ainda mais", declarou o reitor Zaki Akel Sobrinho, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (4).
Questionado quanto à possibilidade de o Sisu vir a substituir o vestibular próprio da UFPR no futuro, o reitor afirmou não enxergar essa tendência. Ele disse acreditar que possivelmente a universidade venha a ampliar gradualmente o uso do Sisu, sem no entanto abdicar de seu processo seletivo.
"Fomos cautelosos, estamos usando o Sisu para 10% das vagas, de forma experimental. Nossa intenção é atender a população do Paraná", disse Zaki Akel. "Sabemos que algumas universidades ficaram muito satisfeitas após aderir ao sistema. Vamos fazer um balanço. Quem irá definir essa questão será o Conselho Universitário."
A atual edição do vestibular apresenta quatro novas opções de cursos em relação ao ano anterior: Agronomia (no Campus Palotina), Informática Biomédica, Tecnologia em Gestão Pública e Terapia Ocupacional noturno.
O vestibular da UFPR serve ainda para a seleção de candidatos aos cursos de formação de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
As provas da primeira fase, marcadas para o próximo dia 14, acontecem em 27 locais de Curitiba e em outros três de Palotina. As da segunda fase estão previstas para os dias 5 e 6 de dezembro. Todas as provas serão realizadas no período da tarde.
O comprovante de ensalamento da primeira fase será disponibilizado no site www.nc.ufpr.br a partir da próxima segunda-feira (8).
"Vamos antecipar a abertura dos portões em 15 minutos, para as 12h45, para evitar pontos de estrangulamento no trânsito", informou Raul von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR.
Sobre o Enem e Sisu
O vestibular da UFPR irá selecionar os alunos para 90% de suas vagas. O percentual restante de vagas (10%) será preenchido através do Sisu. A universidade deve lançar em meados de dezembro um edital específico com as normas para o preenchimento das vagas através deste sistema do Ministério da Educação.
Como no ano passado, o Enem - cujas provas acontecem neste fim de semana - representará 10% da composição final da nota dos candidatos. Do total de candidatos, 33,3 mil (76%) assinalaram a intenção de utilizar a nota objetiva do Enem na composição de seu desempenho. Aqueles que não o fizeram poderão registrar o número de inscrição no Enem no momento de imprimir o comprovante de ensalamento da segunda fase do vestibular da UFPR. Quem não fizer isso terá, no máximo, 90% da nota do vestibular.
O vestibular irá selecionar 100% dos alunos nos casos dos cursos que exigem prova de habilidade específica (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) e dos cursos que contam com o processo seletivo estendido (Estatística, Matemática e Matemática Industrial).
Em cada curso da UFPR há ainda uma vaga destinada a pessoas com deficiência que se enquadrem nas categorias discriminadas no decreto federal de número 3.298/1999, em seus artigos 3º e 4º - este último com a redação dada pelo decreto 5.296/2004.
Perfil socioeconômico
Dos 43,8 mil candidatos ao vestibular da UFPR, 9.410 concorrem às cotas sociais, que reservam 20% das vagas para alunos que sempre estudaram em escola pública. Outros 2.075 disputam as cotas raciais, que destinam o mesmo percentual a candidatos negros.
As candidatas mulheres somam 23,4 mil (53,4%). Os homens, 20,4 mil (46,6%). Cerca de 40,1% terão até 18 anos de idade em 2011. Outros 15,3% completarão mais de 23 anos.
Aproximadamente 73,8% dos candidatos nasceram no Paraná; 10,5%, em São Paulo; e 6,6%, em Santa Catarina. Mais da metade (53,8%) dos vestibulandos mora em Curitiba; 15%, nas demais cidades da Região Metropolitana de Curitiba; e 14,1%, no interior paranaense.
As famílias de 61,2% dos candidatos possuem renda total de até R$ 3,3 mil. Mais de dois terços (68,3%) não exercem nenhuma atividade remunerada.
Quanto à formação no Ensino Fundamental e Ensino Médio, 37,5% sempre estudaram em escola pública; outros 29,9%, parcialmente.
Mais da metade (51,8%) nunca fez curso preparatório. Pouco mais de um quinto (21,6%) já iniciou algum curso superior.
Questionados sobre como se informaram sobre o processo seletivo, os candidatos citaram a internet (36,3%), colégio ou cursinho (33,2%), feira "UFPR Cursos e Profissões" (8,9%), TV (3,6%) e jornal (1,6%).
Entre os candidatos há 1.753 treineiros, que não concorrem efetivamente às vagas.
- Relação candidato/vaga em ordem de concorrência
- Relação candidato/vaga em ordem alfabética
- Lista dos locais de prova
Calendário do vestibular da UFPR
- Disponibilização do comprovante de ensalamento da 1ª fase:
8 de novembro
- Provas da 1ª fase:
14 de novembro - período da tarde.
- Resultados da 1ª fase:
25 de novembro
- Disponibilização do comprovante de ensalamento da 2ª fase:
30 de novembro
- Provas da 2ª fase:
5 e 6 de dezembro - período da tarde.
- Resultado final:
Até 21 de janeiro de 2011.
Link para o press-kit entregue à imprensa antes da entrevista coletiva:
http://www.cinfop.ufpr.br/coletiva.rar
Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná