
Pioneiro no Brasil, o projeto além de divulgar a Lei Brasileira de Arbitragem, visa ao desenvolvimento dos estudantes para a prática da advocacia e o preparo de profissionais mais qualificados para atuar em arbitragens.
Segundo o professor da disciplina Conciliação, Mediação e Arbitragem do curso de Direito da Una, Leonardo Macedo a arbitragem é uma forma alternativa ao Poder Judiciário de resolver controvérsias existentes na área empresarial. “As partes estabelecem em contrato ou simples acordo a submissão da disputa a árbitros profissionais privados”, explica.
Os participantes irão concorrer com um objeto de defesa (escrita e oral) para o caso divulgado, por meio de um procedimento arbitral fictício, elaborado pela Comissão Organizadora do evento, que simulará uma controvérsia entre empresas envolvidas em uma relação jurídica.
A competição pretende trazer ao Brasil a experiência das competições realizadas em países da Europa e Estados Unidos. No entanto, diferentemente dos modelos internacionais, a competição utilizará apenas legislação brasileira, assumindo seu caráter nacional e permitindo ampla participação de estudantes de todo o país. Da mesma forma, o idioma oficial da competição será o português.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da Una, professora Renata Mantovani de Lima trata-se de um projeto pioneiro, assim como a disciplina mediação, conciliação e arbitragem inserida na Grade Curricular do curso de Direito da Una.
Para os estudantes de Direito da Una o evento será uma oportunidade única, principalmente, porque o curso está expandindo o seu Núcleo de Prática Jurídica, onde atendimentos são realizados junto à comunidade sem nenhum custo para o assistido. “Com a expansão de nosso Núcleo de Prática Jurídica e a inclusão da disciplina Prática Real III ou de conciliação e arbitragem na grade, os alunos poderão vivenciar a resolução de conflitos sem, necessariamente, a realização de todas as etapas e morosidades de um processo judicial, ou mesmo, por um caminho alternativo de solução de controvérsias”.
SERVIÇO Una
I Competição Nacional de Arbitragem
Data: 12 a 15 de novembro de 2010
Local: Una Campus Aimorés, Rua Aimorés, 1451, Lourdes, Belo Horizonte (MG)
Público alvo: estudantes e profissionais do Direito
Inscrições: já abertas pelos sites: www.una.br ou www.camarb.com.br/competicao
Assessoria de Imprensa
www.una.br