Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
studentsA Semana Universitária da UnB terá novidades nesta edição de 2010. “Ela articula, pela primeira vez, ensino, pesquisa e extensão”, explica o decano de Extensão Oviromar Flores. Eventos tradicionais como o Congresso de Iniciação Científica, a Semana de Extensão (Semex) e o Festival Universitário de Música Candanga (Finca) serão realizados de 8 a 12 de novembro. A X Semana de Extensão da UnB, que neste ano contempla o tema Brasília 50 anos - DiverCidades, trará reflexões sobre a cidade, as conexões com a UnB e com a extensão, entre outros temas. “Temos 600 atividades cadastradas”, comenta Marlene Bonfim, coordenadora do evento.
As atividades acontecerão no campus Darcy Ribeiro, nos campi de Planaltina, Gama e Ceilândia, no Hospital Universitário, na Fazenda Água Limpa, em reservas ecológicas e nos núcleos de extensão da Estrutural, Brazlândia e São Sebastião. Marlene espera a participação de 25 mil pessoas nos cinco dias de evento. “No ano passado tivemos 29 mil participantes”, lembra.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 12 de novembro pelo site www.semanadeextensao.unb.br.

PROGRAMAÇÃO – A X Semana de Extensão terá uma ampla programação cultural. Às 16h da segunda-feira, 8 de novembro, um grupo de frevo passeará pelo campus Darcy Ribeiro chamando a comunidade universitária para a abertura do evento, às 17h, no Espaço Semex, uma tenda que será montada entre o Banco do Brasil e o Restaurante Universitário (RU) e onde acontecerão os eventos ligados à extensão. “Teremos a banda Uirapuru Jazz tocando o Hino Nacional e as apresentações do grupo de hip hop Rock Street e Ellen Oléria”, conta Marlene.

Entre os destaques da X Semana de Extensão está a conferência A Formação para a Proteção do Patrimônio Cultura no Âmbito da Cooperação Sul-Sul, realizada em parceria com a Unesco, que discutirá na terça-feira, 09 de novembro, os desafios comuns para a proteção do patrimônio dos países sul-americanos e africanos de colonização portuguesa.

Marlene destaca, ainda, a parceria com o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da União Nacional dos Estudantes do Distrito Federal (UNE/DF). “Vamos realizar dois debates na quarta-feira, 10 de novembro”. O primeiro será A Arte, a Cultura e a Política como Articuladores do Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Pública, com a participação da escritora e poetiza Denise Stoklos e do escritor, compositor e cantor Jorge Mautner. O segundo Brasília Capital dos Brasis: Diversidade no Centro do Poder. “Durante a Semana da UnB, o CUCA realizará também a 1ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura”, completa Marlene.

PREMIAÇÃO – A Faculdade UnB Ceilândia é a unidade acadêmica com maior número de atividades cadastradas na X Semana de Extensão e será premiada com um vídeo-documentário com a cobertura dos eventos. “Ceilândia tem 74 atividades cadastradas na Semana e é o segundo ano consecutivo que leva o prêmio”, afirma a coordenadora da Semex.  

Dez professores que participaram de todas as edições da Semana também serão homenageados. Eles receberão certificado e folder de divulgação com fotos de todas as oficinas realizadas.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA – No 16º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 7º Congresso de Iniciação Científica do DF, serão apresentados 1.100 trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por alunos da UnB, da Universidade Católica de Brasília (UCB), do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde do Distrito Federal (Fepecs/ESCS), nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências da Vida e Artes e Humanidades.

A abertura dos congressos será no dia 8 de novembro, às 14h30, no Anfiteatro 5 do Instituto Central de Ciências (ICC). “Teremos uma palestra com Marco Antônio Raupp, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a presença de três alunos vencedores do Prêmio Jovem Cientista do CNPq”, revela o professor Mário César Ferreira, coordenador institucional do Programa de Iniciação Científica (ProIC/UnB).

Ele espera a participação de 2,5 mil pessoas, entre expositores e visitantes. “Podemos dizer que essa é a grande festa da iniciação científica e esperamos a participação do público”. Os trabalhos de iniciação científica serão expostos, no formato de pôster, no ICC Sul.

UnB Agência