Os avaliadores verificaram pessoalmente o funcionamento da Universidade e conferiram a validade dos dados fornecidos pela Instituição ao Ministério da Educação por meio do sistema e-MEC.
Durante a visita foram realizadas ainda reuniões com dirigentes, com a Comissão Própria de Avaliação, com docentes, técnicos administrativos e estudantes, além de visitas às instalações. Com base na visita, nas informações inseridas no sistema e nos conceitos obtidos pela Universidade no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e na avaliação da Capes dos programas de pós-graduação, os avaliadores conferem um conceito à universidade, que vai de 1 a 5.
Em 2006, a Unisc foi uma das primeiras instituições do país a passar pelo processo de avaliação, tendo obtido também naquela ocasião o conceito máximo. O resultado de 2010 foi comemorado na Universidade e anunciado a toda a comunidade acadêmica ainda na manhã desta sexta-feira, dia 22, no auditório central do campus de Santa Cruz do Sul.
Sinaes
O Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Educação Superior identifica o perfil e o significado da atuação das instituições por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores. As dimensões avaliadas são a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); a política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; políticas de recursos humanos; organização e gestão; infra-estrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento ao estudante e ao egresso; e a sustentabilidade financeira da instituição. Mais informações no site www.inep.gov.br/superior/sinaes.
Repercussão
Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e presidente da Comissão Própria de Avaliação da Unisc, João Pedro Schmidt, a conquista do conceito 5 pela segunda vez só é possível porque na Unisc se acredita na validade da avaliação. “O olhar externo dos avaliadores do MEC se soma ao olhar interno”, comenta o pró-reitor. “Dirigentes, professores, técnicos administrativos e estudantes avaliam e são avaliados, num processo permanente inaugurado há mais de 20 anos e pelo qual se constatam acertos e erros.”
Esse conceito, destaca Schmidt, não se refere a um setor, a um curso ou a uma área da Universidade. “O conceito refere-se ao conjunto, mostra que o conjunto está bom”, explica. “Mais que qualquer outro, esse resultado é do coletivo, tem a contribuição de cada professor, técnico, estudante e membro da comunidade regional que interage conosco”, acrescenta o professor.
O pró-reitor diz ainda que o conceito máximo, além de ser um orgulho para a comunidade acadêmica da Unisc, confirma a boa imagem que a Instituição tem nas regiões em que atua e fortalece essa imagem em nível estadual e nacional. Todavia, Schmidt alerta que o resultado não impede de ver que há muito a avançar em todas as áreas. “Vamos tomar o conceito 5 como estímulo para melhorar mais, não como motivo de acomodação”, diz ele.
O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, salienta que a conquista é fruto do comprometimento e do trabalho da comunidade acadêmica, local e regional que, em conjunto, não mediram esforços para essa meta fosse alcançada. “Esse trabalho não é de uma pessoa, ou um grupo, e sim de toda uma história de quase 50 anos de ensino superior na Instituição”, conclui.
Assessoria de Imprensa - Unisc