Na abertura da cerimônia, o presidente da ABE, Edgar Flexa Ribeiro, e o presidente da Folha Dirigida, Adolfo Martins, reafirmaram em seus discursos que a educação brasileira ainda precisa de muito investimento. Os prêmios foram entregues em ordem alfabética pelos “padrinhos” de cada personalidade, e era seguido de um depoimento.
Padre Josafá foi a sexta pessoa a receber a homenagem. O professor de ética da PUC-Rio, Danilo Marcondes, foi quem entregou a placa ao reitor. Relembrando a sua trajetória acadêmica nas palavras de agradecimento, ele enfatizou que sempre se empenha na valorização dos comportamentos éticos. A união do conteúdo acadêmico e científico com os valores éticos é a sua principal base educacional. “A educação do futuro é aquela que consegue fazer uma ponte entre os diferentes campos do saber. Educar para uma visão de totalidade é o meu lema”, explicou
O reitor lembrou, também, de padre Jesús Hortal Sànchez, S.J., que estava no evento, e de todos os educadores, com os quais dividiu o prêmio. “Compartilho este prêmio com os meus colegas professores da PUC. Essa homenagem tem um caráter simbólico porque eu acredito que os educadores precisam ser mais valorizados. No Brasil ainda não temos muito esta cultura”, concluiu.
Marília Palhares recebeu a placa das mãos de Ana Cristina Toscano, presidente da Associação de Ex- Alunos do Colégio Teresiano. Em um discurso breve, a diretora recordou os tempos em que estudava Letras na PUC-Rio e ressaltou a importância da Universidade na sua formação. “A PUC foi essencial na minha vida. Foi lá que descobri a vocação para o magistério e onde encontrei o estímulo para continuar os estudos fora do Brasil.”, contou.
Na ocasião foram premiados ainda Bertha do Valle, Celso Niskier, João Pessoa de Albuquerque, Libórni Siqueira, Raymundo Nery Stelling Jr., Terezinha Saraiva, Victor Notrica e Wanderley Quêdo. Os quatro últimos entraram para a Galeria dos Grandes Educadores, depois de três vitórias consecutivas. Entre as instituições homenageadas estavam a Academia Nacional de Medicina, o Colégio de Aplicação da UERJ (CAp-Uerj) e o Instituto Benjamin Constant.
Assessoria de Comunicação Social PUC-Rio