Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Aconteceu em Belém, de 26/9 a 1/10, o 45º Congresso Brasileiro de Geologia (CBG), que teve como tema central Desenvolvimento e Mudanças Globais: a Importância das Geociências. O curso de Geologia da Unisinos marcou presença no evento com alunos da Graduação e da Pós-Graduação. Um estande foi montado no local para divulgar a universidade e acabar com o boato de que o curso teria sido fechado. O tema abordado pelo CBG demonstra a preocupação mundial com a sobrevivência do homem no planeta e a comunidade geocientífica, pela essência de seu conhecimento, tem muito a contribuir.
O geólogo do passado é, hoje, um geocientista que se preocupa, dentre outras coisas, com o uso racional das riquezas naturais. Segundo o coordenador do curso de Geologia, Maurício Veronez, o meio ambiente é um assunto em alta e precisa ser tratado com cuidado. “Temos que fazer uso das nossas riquezas e tentar não causar danos. Esse é um foco importante e que tem muito a ver com a Geologia. A extração de óleo do pré-sal, por exemplo, tem de ser estudada e feita sem impactos ambientais”, diz.

A Unisinos é a única universidade particular do país que possui a graduação em Geologia. Esse fato coloca a entidade em competição direta com as universidades federais que contam com excelentes condições de trabalho. Muitas pessoas vêem o ensino privado com preconceito. Maurício afirmou que mesmo sem ter muito tempo para explorar os espaços do congresso, percebeu que a Unisinos segue a mesma linha das outras entidades. “A Unisinos não deixa nada a desejar em relação às demais universidades. Aqui temos uma ótima infraestrutura e o nosso nível de ensino é compatível com o das outras”, declara.

O Programa de Pós-Graduação chamou bastante a atenção dos alunos das universidades de outros estados. A participação no evento foi fundamental para desmentir o falso boato ocorrido em 2008. Após a reestruturação do curso, espalhou-se uma notícia a respeito do fechamento da Geologia da Unisinos. “A nossa presença foi muito importante para promover o PPG e acabar de vez com a ideia de que o curso havia terminado”, explica Maurício.

Paralelo ao congresso acontecia a Expogeo, uma feira de produtos e serviços aberta ao público externo. Ainda, os alunos que participaram do evento apresentaram o projeto Georoteiros. Essa iniciativa surgiu de um grupo de alunos que pretendiam criar um espaço que dialogasse com as pessoas, explicando e informando de maneira clara, sem termos complexos, a evolução geológica do planeta e do nosso estado. O trabalho foi aplaudido e bastante elogiado por todos os presentes.

Para atrair os olhares dos que passavam pelos estandes, os professores Maurício e Francisco Tognoli tiveram uma ótima ideia. A empresa de equipamentos e sistemas topográficos, Geotécnica, doou um GPS para ser sorteado no evento. O sorteio chamou a atenção dos participantes e destacou a Unisinos das demais. “Os interessados no prêmio tiveram a oportunidade de conhecer tudo o que é oferecido pela universidade nessa área e ficaram bastante surpresos. Várias fichas de interesse em pós-graduação foram preenchidas e, com certeza, a nossa imagem será muito bem vista nos outros lugares”, completa Maurício.