Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O estudante Antonio Henrique Berno Zanutto, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), acaba de ser premiado no 3º Symposium on the Global Energy Future, que começou no dia 1º e prossegue até 5 de outubro na Universidade de Washington, em St. Louis, nos Estados Unidos. Zanuto apresentou um poster propondo o uso de bicicleta nos campus universitários como alternativa de transporte com energia limpa.
A proposta do estudante foi selecionada por meio de um filme postado na rede social McDonnell Academy Global Energy and Environment Partnership (MAGEEP), que reúne estudantes de 25 universidades em todo o mundo, onde são desenvolvidas pesquisas sobre energia sustentável. Veja aqui o vídeo apresentado.

Além do estudante, o reitor da Unicamp, Fernando Costa, também participou do evento, onde fez uma apresentação sobre “Energia, Ambiente e Sustentabilidade no Brasil”. Costa foi acompanhado dos professores Luis Cortez, que abordou a atuação do Brasil na produção do bioetanol, e Leandro Tessler, coordenador da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp.

Organizado pela McDonnell International Scholars Academy em parceria com a MAGEEP, o simpósio reuniu representantes das 25 universidades que participam da grande rede internacional na área de energia sustentável.  Um dos objetivos do simpósio é avaliar as necessidades de energia do mundo futuro e analisar a capacidade dos recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades.  Outra meta é identificar linhas de pesquisa que possam contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono e melhorar a eficiência na utilização de energia.

Comunicação Social
Unicamp