Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Dos 56 programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná avaliados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), 17 obtiveram notas melhores na edição deste ano da avaliação. Esse número equivale a 34% dos 50 cursos da UFPR avaliados no levantamento anterior, publicado em 2007. Apenas seis cursos tiveram redução de nota. Os demais 33 mantiveram suas posições ou, por serem recém-criados, participam agora de sua primeira avaliação. O desempenho da instituição paranaense está acima da média nacional. No conjunto do país, 19% dos 2,7 mil programas conseguiram aumento nas notas; 71% a mantiveram.
Os resultados da avaliação trienal, relativos ao período de 2007 a 2009, foram divulgados nesta semana pela Capes.

Dos 17 programas da UFPR que apresentaram progresso na avaliação, doze subiram de conceito "4" para "5". Outros cinco subiram de "3" para "4".

"O resultado desta avaliação é positivo para a UFPR, demonstra que tivemos uma evolução", aponta o professor Edilson Silveira, coordenador de Programas de Mestrado e Doutorado da UFPR. "O número de cursos nossos com nota 5, por exemplo, que têm excelência nacional, mais que dobrou."

No balanço geral, a UFPR apresenta um curso com avaliação "6". Outros 20 receberam conceito "5"; 23, nota "4"; 13, nota "3"; e dois, nota "2". Há três anos, a instituição tinha dois cursos com nota "6" e apenas nove com nota "5".

As notas vão de "1" a "7". Para programas que oferecem apenas curso de mestrado, a nota "5" é a máxima. As notas "6" e "7" indicam desempenho de referência e inserção internacional. Já as notas "1" e "2" indicam o descredenciamento do programa.

"Agora estamos priorizando uma política para internacionalizar cada vez mais os nossos programas de pós-graduação", afirma Silveira.

Em todo o Paraná, apenas três programas alcançaram a avaliação "6" da Capes. Nenhum obteve a nota máxima.

A UFPR pretende recorrer da avaliação de seus dois cursos que receberam avaliação "2". Provavelmente também recorrerá no caso de alguns cursos que tiveram nota "5" mas estiveram perto de ter uma avaliação melhor.

Entre os critérios da avaliação da Capes estão a estrutura, o corpo docente, a produção intelectual e a inserção social dos programas, além da qualidade das teses e dissertações elaboradas pelos alunos.


UFPR perto do 100º curso de pós-graduação

A UFPR possui hoje cerca de 3,6 mil alunos matriculados em seus 99 cursos de pós-graduação stricto sensu. A cada ano, aproximadamente 1,1 mil alunos concluem mestrado e doutorado na instituição.

Nos últimos dois anos, a universidade teve 16 propostas de novos cursos de pós-graduação aprovadas pela Capes.

Com os novos cursos, a UFPR passou a ter 38 doutorados e 61 mestrados. Entre os mestrados, 58 são acadêmicos; dois, profissionais; e um, o de Bioenergia, interinstitucional, que envolve outras nove instituições do Paraná.

Tramitam atualmente na Capes doze propostas de criação de novos cursos de pós-graduação da UFPR. A expectativa é de que essas propostas sejam analisadas ainda neste ano.

Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná