
De acordo com o professor Clenio Ricardo Fonseca Santos, “o intercâmbio visa proporcionar aos estudantes a ampliação de sua formação acadêmica por meio do contato com novos conhecimentos da sua área de estudo e da observação dos princípios legais praticados por outra cultura”, explica.
Direito: linguagem universal
Durante a atividade, o aluno estudará conteúdos semelhantes aos oferecidos no Unileste. “A diferença é que as disciplinas da Universidade do Porto se baseiam na visão jurídica do direito português, o que possibilitará ao estudante compreender melhor as especificidades das formações jurídicas no Brasil e em Portugal”, ressalta Clenio.
Embora as formações e conteúdos estudados apresentem diferenças, o professor faz questão de destacar que o Direito utiliza uma linguagem universal. “Os princípios que norteiam a existência humana em civilização são bastante semelhantes em relação a valores como ética e moral. Além disso, nossos alunos possuem um significativo contato com doutrinadores portugueses em várias áreas do Direito. Acredito que esta oportunidade representará uma verdadeira imersão na doutrina portuguesa, que é tão rica quanto a nossa”, salienta o professor.
Critérios de seleção
Como critérios de seleção dos estudantes para o intercâmbio, Clenio explica que serão avaliados o desempenho acadêmico e análise de aptidões necessárias à atividade. “Os estudantes selecionados embarcarão no início do próximo ano, uma vez que as atividades letivas do primeiro semestre na Universidade do Porto iniciam em fevereiro e prosseguem até o final de julho”, finaliza.
Mais informações sobre o processo de seleção para o intercâmbio poderão ser obtidas na coordenação do curso de Direito do Unileste, no Bloco G, campus Coronel Fabriciano.
Assessoria de Comunicação Social
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais