No que se refere à UFPel, sua ação foi decisiva na criação de um novo campus, no Porto de Pelotas, que abriga a Reitoria e os cursos de Letras, Enfermagem e Nutrição nas antigas instalações do frigorífico Anglo, bem como na criação de novos cursos e na ampliação de vagas.
Fernando Haddad é bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), da qual é professor no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Publicou diversos livros no Brasil: O Sistema Soviético, Scritta Editorial, São Paulo, 1992; Em defesa do socialismo, Editora Vozes, Petrópolis, 1998; Desorganizando o consenso, Vozes, Petrópolis, 1998; Sindicatos, cooperativas e socialismo, Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003; e Trabalho e Linguagem, Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2004.
Dedicou boa parte de sua carreira à administração pública: foi consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo, assessor especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e secretário-executivo do Ministério da Educação. Assumiu o Ministério da Educação do governo Lula em 29 de julho de 2005.
Coordenadoria de Comunicação Social — Universidade Federal de Pelotas