O Insper lançará a Coleção de Casos Insper que será licenciada para outras instituições de ensino brasileiras ou do exterior. São 15 títulos, baseados no contexto corporativo brasileiro e internacional, de áreas como Administração, Recursos Humanos e Marketing. Outros 16 já estão em desenvolvimento e devem ser concluídos no primeiro semestre de 2011. A previsão é de que, a cada ano, em média, dez novos casos sejam incorporados à Coleção. O objetivo do Insper é contribuir com outras instituições de ensino e promover a disseminação do uso de casos como ferramenta pedagógica.
A discussão de casos permite aos alunos refletirem e buscarem soluções para problemas que são apresentados de forma mal estruturada, muito semelhante à realidade das empresas. “O processo de análise e discussão em sala promove no aluno o raciocínio crítico e argumentativo, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades para identificar e resolver problemas”, avalia Márcia Deotto, gerente de Tecnologias de Aprendizagem Interativa do Insper.
Para o lançamento oficial, a escola prepara um seminário sobre a importância de estudos de casos como ferramenta pedagógica, no dia 24 de agosto. No evento, os participantes também assistirão a uma simulação da aplicação de um estudo de caso.
Informações sobre o evento
Com o propósito de contribuir para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, o Insper tem o prazer de convidá-lo (a) para o seminário: O uso de estudos de casos como ferramenta pedagógica. Na ocasião, também acontecerá o lançamento da Coleção de Casos Insper.
|
Programação: |
|
08h00 às 08h30 |
Café da manhã |
|
08h30 às 08h45 |
Abertura com Claudio Haddad - Presidente do Insper |
|
08h45 às 09h15 |
Quais são os comportamentos esperados de um profissional no mercado de trabalho? |
|
09h15 às 09h45 |
Simulação da aplicação de um estudo de caso |
|
09h45 às 10h10 |
Intervalo e Networking |
|
10h10 às 11h00 |
O uso de estudos de casos e o desenvolvimento do pensamento crítico |
|
11h00 |
Espaço para perguntas e encerramento |
Data: 24 de agosto
Horário: 08h às 11h
Local: sala Jorge Paulo Lemann, 1º andar - Campus Insper
Assessoria de Imprensa Insper



