Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Passar um ano na França, estudando, aprimorando a formação e conhecendo uma nova cultura. Essa realidade começa a ser assimilada por 18 estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir desta sexta-feira (20), às 15 horas, na cerimônia que marca a despedida deles para a viagem. Em pouco tempo, irão para a França alunos das Faculdades de Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil, da Computação e Sanitária e Ambiental. Eles foram selecionados pelo Programa de Cooperação Brasil/França Ingènieur Technologie (BRAFITEC), financiado, no Brasil, pela CAPES (MEC), que apoia projetos de mobilidade internacional.
O objetivo da cerimônia é divulgar o programa de intercâmbio para que mais estudantes e pesquisadores possam participar desses projetos, que estão enviando para a França o quarto grupo de estudantes. O Programa Brafitec tem como objetivo possibilitar o intercâmbio de alunos de graduação em engenharia, de universidades brasileiras e francesas, a fim de que eles possam obter uma formação mais aderente ao mercado de trabalho de hoje, o qual, cada vez mais, exige profissionais com um perfil multicultural.

Desde 2007, alunos de engenharia do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC) têm tido a oportunidade de estudar em algumas das melhores escolas de engenharia da França. Ao todo, pelo Programa BRAFITEC, 33 alunos do ITEC-UFPA já viveram a experiência de viajar, conhecer novos lugares, uma nova cultura e incrementar a formação acadêmica. Os professores Severiano Lima, Brígida Rocha e Said Mounsif coordenam também projetos do Programa Brafitec na UFPA.

O professor do ITEC Carlos Tavares, da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFPA e coordenador de um dos projetos BRAFITEC, ressalta que, para garantir um bom emprego ou ser um bom empreendedor, o profissional de engenharia não pode mais se limitar em buscar apenas uma boa formação técnica. “É necessário, hoje, que ele passe a desempenhar uma nova função social, voltada, também, para a pesquisa de soluções sustentáveis para o desenvolvimento. Nesse contexto, a expectativa é que a participação da UFPA em Programas como o BRAFITEC venha a contribuir para a formação de engenheiros conscientes dessas problemáticas”, afirma Carlos Tavares.

Universidades parceiras: Universidade Federal do Pará – UFPA, Universidade de Brasília – UnB, Universidade de Campinas - FEEC/UNICAMP, Ecole Nationale Supérieure d’Arts et Métieurs – ENSAM, Ecole Nationale Supérieure d´Ingénieurs en Informatique Automatique Mécanique Energétique Electronique - ENSIAME de Valenciennes-FR, Ecole Nationale Supérieure des Mines de Nancy – ENSMN de Nancy-FR, Ecole d´Ingénieurs en Génie des Systèmes Industriels (EIGSI) de La Rochelle-FR, Ecole d´Ingénieurs 3iL do Institut d´Ingénierie Informatique de Limoges-FR, Ecole Polytechnique Féminine – EPF Ecole d'Ingénieurs, Universit´Catholique de Lille, Instituto Nacional de Ciências Aplicadas – INSA/FR e Institut National Polytechnique – INP.

Serviço: Cerimônia Intercâmbio Brasil/França, dia 20/08, às 15 h, no auditório do Instituto de Tecnologia da UFPA (ITEC).

Assessoria de Comunicação UFPA