Entre os palestrantes estão o Dr. Tony Macknight, MD, PhD, professor Emeritus (Nova Zelândia); o Dr. Sergio Timerman, Diretor da Escola de Ciências da Saúde e da Escola de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi, e o Dr. Milton Linhares, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Serviço
I Fórum Internacional de Educação Interprofissional em Saúde
Data: 20 e 21/08
Local: Universidade Anhembi Morumbi – Campus Centro - R. Dr. Almeida de Lima, 1.134- Brás
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (11) 3266-2393
Programação
20/08
14h-15h – Inscrições e Registro dos Participantes
15h30-16h45 – Cerimônia de Abertura
Prof. Ms Carlos Eduardo Panfílio, Diretor da Área da Saúde, Universidade Municipal de SCS – USCS
Educação Interprofissional – Conceitos, Prática e Desafios
Prof. Dr. Tony Macknight, MD, PhD, Professor Emeritus
Prof. Dr. Nildo Alves Batista, Pro-Reitor Adjunto de Graduação e Diretor Acadêmico do Campus Baixada Santista da UNIFESP
16h45-17h30 – Educação Superior no Brasil: Um panorama atual
Prof. Dr. Milton Linhares, Conselho Nacional de Educação - CNE
17h30-18h15 – Projeção e Pintura Corporal, Ferramentas Digitais para Ensinar Estrutura e Função Humana
Prof. Dr. José Manoel dos Santos, Coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Anhembi Morumbi
Profa. Dra. Vivian Alessandra Silva, Professora da do Bloco de Estrutura e Função da Escola de Ciências da Saúde – Universidade Anhembi Morumbi.
18h15 – “Ética em relação ao uso de animais de laboratório durante as aulas práticas em saúde”
Prof. Dr. Sergio Timerman, Diretor Acadêmico da Escola de Ciências da Saúde e da Escola de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi
21/08
09h00 – Aprendizado por Imersão
Profa. Ms Simone Sato – Diretora Acadêmica Adjunta da Escola de Ciências da Saúde Universidade Anhembi-Morumbi
10h – Desafios atuais e estratégias para o “ensinar”
Prof. Dr. Tony Macknight, MD, PhD, Professor Emeritus
10h20 – Mesa Redonda: Metodologia Tradicional VS Metodologias Ativa de Aprendizado: PBL, CBT, Tutorias, Aulas laboratorias,
Prof. Dr. Marcos Tarcisio Masetto, PUC-SP
Prof. Dr. Tony Macknight, MD, PhD, Professor Emeritus
Prof.Ms. Carlos Eduardo Panfilio , Diretor da Área da Saúde – Universidade Municipal de SCS - USCS
15h30 – Inovações em Educação de Ciências da Saúde – Do Laboratório a Clínica.
Prof. Dr. Tony Macknight, MD, PhD, Professor Emeritus
Workshops:
1- LabTutor – Fisiologia Básica
2- LabTutor – Módulos de PBL
3- LabChart – Pesquisa no Laboratório (Fisiologia do Exercício)
4- LabChart/LabTutor – PowerLab usado com Modelos Anatomicos(sym man).
17h30 – Encerramento
Prof. Dr. Tony Macknight, MD, PhD, Professor Emeritus
Dra.Patrícia P.Mendes- ADInstruments
Sobre a Escola de Ciências da Saúde
Seguindo as melhores práticas de ensino do mundo, a Universidade Anhembi Morumbi reestrutura a área de Ciências da Saúde e organiza seus cursos em quatro escolas: Medicina; Medicina Veterinária; Saúde e Bem-Estar e Saúde e Beleza, formando o profissional de saúde sob um novo conceito, que o torna apto a aplicar o conhecimento adquirido de forma plena e integral, em prol da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.
A criação do Centro de Treinamento em Simulação – o maior e mais bem equipado em toda a América Latina -- está alinhada à proposta curricular dos cursos das Escolas de Ciências da Saúde da Universidade Anhembi Morumbi, que prioriza o desenvolvimento multidisciplinar do aluno, com ênfase nos cuidados preventivos, ambulatoriais e comunitários. A estrutura pedagógica está organizada em blocos de conhecimento comuns aos cursos de cada escola: estrutura e função; comportamento e sociedade; gestão e saúde coletiva; práticas e habilidades; pesquisa; práticas complementares e estágios supervisionados.
Desde o início do curso, os alunos utilizam o Centro de Simulação, no bloco de conhecimento Práticas e Habilidades, onde treinam suas aptidões por meio de práticas de estudo de casos. É nesse ambiente que os estudantes vivenciam situações próximas da realidade, treinando o dia a dia da profissão, desde o primeiro ano de curso, e desenvolvem as esferas cognitivas (conhecimento), psicomotoras (habilidades) e afetivas (tomadas de decisão) de forma plena, antes de lidar com um paciente de verdade, para poderem errar e acertar diversas vezes, até aperfeiçoarem os procedimentos. O desenvolvimento de habilidades clínicas também é incentivado para além das práticas da simulação, no contato com pacientes reais desde o início do curso, com supervisão dos mestres no Centro Integrado de Saúde da própria universidade e em renomados hospitais e clínicas, por meio de parcerias da universidade com estas instituições.
Sobre a Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, conta hoje com mais de 27 mil alunos e é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005 faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 21 países, com mais de 50 instituições de ensino superior, cem campi, totalizando cerca de 600 mil alunos.
São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui sete escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios e Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus cinco campi estão localizados na Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú.
A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como o International Office que já enviou, desde 2006, mais de mil alunos do Brasil em cursos no exterior e recebeu uma centena de estrangeiros em cursos em São Paulo. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas validados no Brasil e em outros países -- e o Global Career Center, um portal com 65 mil oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.