Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Dois professores da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse (Ensa), na França, farão palestra sobre construções sustentáveis na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na abertura do período letivo para os alunos da Engenharia Civil e da Arquitetura e Urbanismo. A aula inaugural acontece nesta terça-feira, dia 17, às 15h, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia, no campus.
O arquiteto Pierre Fernandez, professor e diretor da Ensa Toulouse, e Alain Chatelet, professor da mesma Escola e também diretor do Laboratório de Pesquisa em Arquitetura (Architectural Research Laboratory – LRA–Grecau) visitam pela primeira vez a UFJF. Pierre falará sobre “Qualidade ambiental das edificações e desenvolvimento urbano sustentável: gênese e projetos”.

O tema busca levantar a temática das construções civis e melhorias urbanas em conformidade com um trabalho sustentável, visando a economia energética e outros benefícios sociais. Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Letícia Zambrano, as construções sustentáveis têm por objetivo reduzir a poluição da construção civil, que se utiliza de muitos recursos naturais e de grande consumo energético para sua edificação. “A ideia da construção sustentável é trabalhar priorizando materiais recicláveis e com responsabilidade socioambiental, pensando também na região do entorno dessas obras.”

Após a palestra, o professor Alain fará uma exposição aos alunos do Mestrado em Ambiente Construído da UFJF sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no laboratório onde trabalha. Esta interação visa promover um intercâmbio entre o aprendizado promovido aqui com o ensino ofertado na França.

A coordenadora ressalta que já existe uma cooperação entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e as faculdades de Arquitetura e de Engenharia de Toulouse. Essa parceria conta com a participação de três professores da UFJF: a própria Letícia, Eduardo Castro e Pedro Kopschitz. Os três envolvidos na parceria com a Escola francesa terão, em contrapartida, a oportunidade de apresentar para os alunos das faculdades em Toulouse os trabalhos de pesquisa desenvolvidos aqui na universidade, em outubro deste ano.

“Esta parceria instituída favorece o intercâmbio entre o que fazemos aqui e a prática européia. Para a pós-graduação, essa oportunidade leva a pesquisa para a esfera internacional, sugerindo soluções para os problemas ocasionalmente encontrados. Isso permite colocar a UFJF em destaque no exterior, preparando os profissionais para atuar no mercado”, assegura Letícia.

Outras informações: (32) 2102-3402 (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)

www.ufjf.br/arquitetura

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação