Ela aproveita materiais como textos, filmes de curta-metragem e publicidade de TV e rádio para que os alunos entendam como os brasileiros usam o idioma no dia a dia. O jornalista conversa ainda com a coordenadora deste centro, a professora Rosane Amado. Ela explica como as pesquisas auxiliam na sistematização do ensino do Português como segunda língua.
Na sala de aula, os estrangeiros aprendem o idioma falado no Brasil atualmente, mas no quadro Fora de Série, o programa mostra os resultados do estudo da pesquisadora Manoela Jubillato, que se dedica a analisar o Português coloquial usado por Pedro II em cartas a irmã, D. Januária, no século XIX. Já no Mérito Acadêmico, a professora Patrícia Carvalhinhos explica como pesquisa a história por trás das regiões da cidade de São Paulo a partir de seus nomes. O Eu Amo Meu Trabalho acompanha a rotina da lexicógrafa Renata de Cássia Menezes da Silva, que atua na seleção de palavras para um dos dicionários mais populares do país, o Aurélio.
O Globo Universidade é transmitido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, com reprise às 13h05 na Globo News e às 13h30 no Futura, que também exibe o programa às 15h30 nas quartas-feiras, e às 3h nas quintas-feiras. A íntegra do programa fica disponível na internet (www.globouniversidade.com.br), logo após a exibição na TV.