O Prêmio é uma deferência aos parceiros que contribuem com a construção da iniciativa da Secretaria-Geral que, com o Programa ProJovem Urbano, busca promover a inclusão social e educacional dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental e se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A UFPA atua como parceira desde 2006, com a responsabilidade de coordenar e monitorar as aplicações das avaliações e pesquisas do Programa ProJovem Urbano em 48 municípios do Estado do Pará e mais 3 do Estado do Amapá, por meio do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Programa (SMA), gerido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e pela Escola de Aplicação da UFPA.
Dos 48 municípios paraenses inseridos no Programa, 24 entraram este ano. De acordo com o pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Arthur Neves, essa ampliação é “a oportunidade que a Universidade tem de observar como se dá a formação dos jovens que deixaram a escola e a educação formal, pois é algo que interessa à Instituição, já que permite que esta compreenda o que está sendo utilizado como processo de formação”.
Além das homenagens aos parceiros do Programa, a “1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano - Mostra, Jovem!” terá sessões de diferentes gêneros teatrais, música, dança, artes circenses, esquetes, entre outras apresentações, além de oficinas de debate sobre produção artística, palestras e seminários para os professores. O Pará será representado com seis trabalhos selecionados para compor a programação do evento. Mais detalhes sobre a programação da 1ª Mostra e o Programa ProJovem Urbano, acesse o site www.projovemurbano.gov.br
Assessoria de Comunicação da UFPA