Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A equipe brasileira que participou da 41ª International Physics Olympiad (IPhO), realizada em julho em Zagreb, na Croácia, ganhou cinco medalhas de bronze. A equipe foi formada pelos estudantes do ensino médio Rodrigo Alencar (CE), Filipe Rodrigues de Almeida Lira (PE), Cássio dos Santos Sousa, Gustavo Haddad Braga e Rodrigo Silva, os três últimos de São Paulo. O Brasil participa da IPhO desde 2000 por iniciativa da Sociedade Brasileira de Física. O evento visa a estimular o interesse pela física, aproximar o ensino médio das universidades e selecionar talentos para as competições internacionais de física.
fapesp-09ago10O Brasil é o país da América Latina com maior número de medalhas conquistadas na IPhO. Este ano, foi a primeira vez que todos os integrantes da equipe conquistaram medalhas. No ano passado, o país ganhou quatro: duas de prata e duas de bronze.

Os brasileiros concorreram com 380 estudantes de 80 países. Eles foram selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) entre cerca de 250 mil alunos de 4,8 mil escolas que participaram da última edição da OBF. Os selecionados da OBF são preparados para participar da IPhO e da Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF).

Os alunos receberam orientação da comissão de preparação, de seus professores e dos coordenadores estaduais da OBF, além de terem feito diversas provas seletivas, sendo a preparação concluída com atividades intensivas no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, sob a orientação do professor Euclydes Marega Júnior.

Mais informações sobre a OBF: www.sbfisica.org.br/v1

Mais informações sobre a IPhO: http://ipho2010.hfd.hr

Agência FAPESP