Tendo como premissa auxiliar no desenvolvimento desta cadeia produtiva, acontece de 28 a 30 de setembro, a quarta edição da Agrotecno Leite, no Centro de Eventos e campos de pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo/RS. As novidades da programação, que espera receber mais de 20 mil participantes e 80 expositores, foram apresentadas nesta sexta-feira, 6 de agosto. Comissão organizadora, representantes de entidades parceiras e da imprensa participaram da solenidade, no Centro Administrativo da UPF.
Promovida pela UPF, Cotrijal, Emater, Embrapa Trigo, Prefeitura de Passo Fundo, RBS TV, SEBRAE e Sicredi, a Agrotecno Leite 2010 visa intensificar ainda mais o potencial produtivo do setor. Para isso, vai oferecer subsídios nas áreas de higienização, armazenamento, transporte, nutrição e saúde dos animais, para que se produza com mais qualidade e menos custos. O meio ambiente e as atividades sustentáveis também terão espaço na feira, uma das maiores do segmento do Sul do país. Para atender a esses temas estão previstas dinâmicas de máquinas e equipamentos, seminários, estações de campo, mostra e comercialização de produtos, palestras e discussões teóricas sobre o cenário atual. Produtores, técnicos, empresas do segmento e estudantes terão um
ambiente adequado à discussão, estudo e consolidação de negócios.
O presidente da feira Ari Rosso destacou que desde a primeira edição em 2007 a Agrotecno Leite teve como objetivo trazer mais uma opção de renda ao produtor, já que predomina na região a monocultura. “O leite é uma grande alternativa, temos indústrias, clima e mão-de-obra especializada para movimentar a cadeia produtiva. A Agrotecno Leite é uma feira de tecnologia, informação e oportunidades”, destacou.
De acordo com o reitor José Carlos Carles de Souza, para a UPF é uma satisfação ser novamente a anfitriã de um evento que já é sucesso, porque vem ao encontro da necessidade e dos interesses de uma cadeia produtiva. “A Agrotecno Leite alia técnica e prática, associando interesses públicos e privados. Essa conjunção de esforços dá o ponto certo do sucesso do empreendimento, que conta ainda com o conhecimento e a tecnologia colocados pela UPF à disposição de todos”, enfatizou.
O prefeito Airton Dipp relembrou a história da Agrotecno Leite. “Tínhamos a certeza de que a feira traria resultados positivos desde aquela época, em 2006, porque é um evento focado na cadeia produtiva do leite. A região Norte é fortalecida na área da produção, com importantes indústrias, e as entidades que davam sustentação ao projeto eram a garantia do sucesso”, afirmou. Para Dipp, quem sai fortalecido deste processo é a economia de Passo Fundo e região, e a comunidade que vem buscar novos conhecimentos e fazer bons negócios.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Azevedo considerou que a Agrotecno Leite é o diferencial que faltava no calendário de eventos da cidade. “É um evento técnico, que veio para ficar e que de fato agrega significado e importância àquilo que fazemos aqui. O crescimento da feira e o otimismo em relação à próxima edição é a certeza de que estamos no caminho certo”, garantiu.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Rafael Bortoluzzi ressaltou o empenho de pessoas, empresas e entidades que assumiram a condição de trabalhar em prol da tecnologia do leite. Ele também desejou sucesso à Agrotecno Leite 2010.
O lançamento da feira contou ainda com uma explanação do diretor técnico, professor da UPF Carlos Bondan, que apresentou toda a programação. Participaram ainda do lançamento os vice-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos; de Extensão e Assuntos Comunitários, Lorena Consalter Geib; e Administrativo, Agenor Dias Meira Júnior; o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Helio Rocha, além de professores da instituição.
A programação completa e todos os detalhes da feira podem ser conferidos no site www.agrotecnoleite.com.br.
Assessoria de Imprensa UPF
Universidade de Passo Fundo