“Entendemos que é preciso estender atenção ao ensino e à pesquisa desenvolvidos nas instituições para a geração de novos serviços, políticas e produtos voltados à sociedade. O papel da Pró-Reitoria de Extensão é este: mediar a produção de conhecimento e cultura entre a universidade e a sociedade e fazer com que ela chegue mais rapidamente aos cidadãos”, explica Fernando Neves, pró-reitor de Extensão da UFPA.
“Água: saber mineral, científico e filosófico” é o tema desta edição da Jornada de Extensão da UFPA. A escolha é baseada na política adotada desde o ano passado que unifica os editais da PROEX em um tema central, para estimular as pesquisas da Universidade sobre determinado assunto, no caso, a água. Um dos destaques da programação deste ano será o uso do navio-hospital do Programa Luz na Amazônia que levará serviços na área de saúde às comunidades ribeirinhas próximas da UFPA. “É uma política de gestão. Desde o ano passado, quando parte da programação da Jornada aconteceu fora dos campi começamos um projeto de expansão para além dos muros da universidade. Neste ano, também, queremos que o evento aconteça em outros espaços”, antecipa Celson Gomes, diretor de Apoio a Cultura da PROEX.
Programas ou projetos dos editais do Eixo Transversal Água poderão participar da Jornada. Já a participação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) é obrigatória, assim como dos coordenadores de programas ou projetos que deverão compor as equipes de avaliadores dos resumos e dos pôsteres da Jornada.
Serviço:
Para acessar o edital da 13ª Jornada de Extensão da UFPA, clique aqui.
Assessoria de Comunicação da UFPA