Caberá ao Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR fornecer dados e informações para desenvolver estratégias sustentáveis de manejo costeiro, apoio científico para realização de dragagens e proteção marinha. Juntamente com a assinatura, foi inaugurada a exposição "Séries do Porto", no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá. Esse evento comemora os 75 anos do Porto da cidade e complementa o outro eixo de atuação do convênio, que é a realização de atividades culturais.
"A parceria vai permitir que se eternize estudos para o porto e possibilitar a obtenção de licenças ambientais, além de trazer benefícios para os estudantes", afirmou o superintendente dos Portos do Paraná, Mário Lobo Filho, que assinou o termo de cooperação. Ele também ressaltou a importância da parceria e da exposição sobre o Porto como resgate da cultura local.
A Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Elenice Novak, representou o reitor Zaki Akel Sobrinho na assinatura do termo e concorda com o significado da cooperação. "É um orgulho para a instituição participar desse processo de conservação da memória."
Assessoria de Comunicação Social da UFPR