Naquele período, cerca de 100 universitários brasileiros foram selecionados para participar de um programa de estudos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com foco nos temas sociais, políticos e econômicos do Brasil e da América.
A atual AUI foi reformulada em 2002 com a finalidade de congregar ex-bolsistas, discutir os problemas educacionais do Brasil e montar um programa parecido com aquele da década de 1960. Em 2006, foi realizado o primeiro programa experimental da AUI, intitulado “Jovens Líderes do Brasil”, em parceria com a Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Dom Cabral.
Em 2008, parte desses estudantes foram aos EUA participar de simpósio na Tufts University. A AUI já reuniu, entre as décadas de 1960 e 1970, nomes como Alceu Valença, Marco Maciel, Cristovam Buarque e Celso Ming, além de ministros de Estado, senadores, deputados estaduais e federais, governadores, prefeitos, magistrados, reitores de universidades, professores, escritores e empresários.
O II Programa Jovens Líderes do Brasil teve o apoio da USP, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e das fundações Dom Cabral e SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados). Mais informações podem ser obtidas no site www.aui.org.br.
Rosa Lilian Sérvio Chaves, aluna do Curso de Geografia da UFC