Para ajudar os alunos na escolha de suas profissões, o evento também terá dinâmicas de orientação vocacional organizadas pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP.
Segundo a professora Roseli de Deus Lopes, membro da organização, além de obter informações sobre os cursos, os alunos poderão conhecer mais a Universidade. Uma dúvida comum, por exemplo, diz Roseli, é recai sobre a permanência estudantil. “O aluno, principalmente que vem de escolas públicas ou é bolsista, pode achar que há uma barreira instransponível: além de ser difícil de passar na USP, ainda tem a questão, depois que entra, do transporte, alimentação... ele acha que não vai dar conta e às vezes nem presta o vestibular. Então a gente reuniu informações, principalmente pensando nesses alunos que vêm de condições sociais desfavoráveis, sobre oportunidades dentro da universidade, como bolsas de estudos das pró-reitorias ou de outras instituições, por exemplo”.
Estarão presentes também representantes de outros órgãos além das unidades de ensino e pesquisa da USP, como museus e a Fuvest. Aliás, uma novidade da Feira de 2010 em relação às de anos anteriores é que os alunos que desejarem isenção da taxa de inscrição do vestibular poderão solicitá-la durante o evento. Basta levar os documentos listados no site da Fuvest e procurar o estande da fundação.
O evento será aberto a qualquer interessado. E embora os do terceiro ano tendam a se preocupar mais do que os outros com a escolha do curso, Roseli diz que a Feira quer atrair também os alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio. “Para o aluno de terceiro ano, as inscrições para o vestibular [que começa dia 27 de agosto] já estão muito perto. Mas é importante que alunos do primeiro e segundo ano venham na Feira para conhecer, tenham uma visão mais ampla, depois pesquisem melhor sobre as profissões que interessarem e, a partir disso, agendem visitas aos locais onde quiserem ir. Enfim, que se prepararem melhor, não é em uma semana, em um encontro que se vai decidir todo o futuro profissional”
A Feira é parte do programa A USP e as profissões, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Além do evento, o programa também organiza visitas monitoradas à universidade e publica um catálogo, distribuídos gratuitamente, com informações detalhadas sobre todos os cursos oferecidos.
Serviço
A quarta edição da Feira de Profissões acontece nos módulos 1 e 2 do Centro de Práticas Esportivas (Cepe) da USP, Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do evento.
Mais informações sobre o programa “A USP e as profissões” estão no site da Pró-reitoria de Cultura e Extensão.
USP Online