Foram priorizadas as propostas que beneficiariam mais de um projeto de pesquisa na UFPA ou que serão compartilhados com outras instituições de pesquisa por meio de acordos de cooperação acadêmica.
“O Programa Pró-Equipamentos da CAPES viabiliza a atualização dos laboratórios de pesquisa com os recursos materiais mais modernos e indispensáveis à pesquisa de ponta. Desse modo, contribui de modo fundamental para o sucesso dos Programas de Pós-graduação. Para uma instituição como a UFPA, em que o sistema de pós-graduação se encontra em expansão, a importância do apoio é ainda maior, visto que viabiliza mais rapidamente a instalação e consolidação de novos grupos de pesquisa”, defende Emmanuel Tourinho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFPA.
Quatorze subprojetos serão financiados, atendendo diretamente 15 Programas de Pós-Graduação: Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Zoologia, Geologia e Geoquímica, Engenharia Civil, Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia, Genética e Biologia Molecular, Ciência Animal, Doenças Tropicais, Saúde Animal na Amazônia, Ciências Farmacêuticas, Educação em Ciências e Matemáticas, Biologia Ambiental, Neurociências e Biologia Celular, Química e Física.
Atualmente, a UFPA possui 4.964 alunos matriculados em um dos 44 programas de pós-graduação, sendo 42 cursos de mestrado e 22 de doutorado. A Universidade possui, ainda, 243 grupos de pesquisas em diversas áreas do conhecimento certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Assessoria de Comunicação da UFPA