Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade promove entre os dias 9 e 12 de agosto, o 11.º Salão de Iniciação Científica (SIC) e a 5.ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. O tema do Salão será Biodiversidade na Vida e Diversidade do Conhecimento em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade. A palestra de abertura será ministrada pelo reitor da Escola Superior de Conservação e Sustentabilidade e vice-presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) Claudio Benedito Valladares-Padua, com o título O homem no vermelho não protege o verde: o modelo de conservação da biodiversidade do Instituto de Pesquisas Ecológicas.
O principal objetivo do Salão é criar um espaço de socialização de atividades de pesquisa, envolvendo estudantes da graduação e professores/pesquisadores de diferentes universidades gaúchas e brasileiras. A 5.ª Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação visa a promover e incentivar a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), além de estimular a integração entre graduação e pós-graduação. Ambas as atividades são organizadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e tiveram recorde de inscrições nesta edição. Foram 1.416 trabalhos, 956 no SIC, 460 na Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação e 1.462 alunos inscritos.

Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelos sites www.pucrs.br/salao; e www.pucrs.br/mostrapg.


Sobre o palestrante

Benedito Valladares-Padua é administrador de empresas e biólogo. Possui mestrado em estudos latino-americanos e doutorado em ecologia pela Universidade da Flórida em Gainesville (EUA). Professor aposentado da Universidade de Brasília, é pesquisador associado sênior do Centro de Estudos Ambientais e de Conservação da Columbia University e diretor internacional de conservação do Wildlife Trust Alliance, ambos em Nova York (EUA). Em 2009 foi o vencedor do Prêmio Empreendedor Social no Brasil, promovido pela Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab, organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça. Padua e a mulher, Suzana Machado Padua, também ativista e educadora socioambiental, fundaram o Ipê (www.ipe.org.br), que cria modelos inovadores de conservação da biodiversidade com benefícios socioeconômicos por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis.

Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM