A área de tecnologia em alimentos no Québec experimenta um processo de expansão e busca renovar e ampliar a mão-de-obra qualificada. É possível encontrar vagas na indústria alimentícia e em instituições educacionais. As jornadas de trabalho são, em média, de 40 horas semanais, dependendo da empresa contratante.
Assistência
O imigrante tem todos os direitos de um cidadão canadense, exceto passaporte e participação nas eleições. Entre os direitos estão assistência médico-hospitalar, previdenciária e até 14 salários/ano, entre outros benefícios extensivos a familiares (esposa e filhos). O programa não garante emprego, mas o governo auxilia o imigrante na busca por uma colocação no mercado de trabalho.
“Indicamos vagas aos recém-chegados, auxiliamos na elaboração de currículos e de cartas de apresentações, e inclusive preparamos o candidato para entrevistas. Se necessário, há ainda aulas gratuitas para aperfeiçoamento do francês”, destaca Soraia Tandel, diretora do Escritório de Imigração do Quebec em São Paulo.
O governo da província canadense reembolsa em até CA$ 1.500 (aproximadamente R$ 2.570) os gastos com o aprendizado do francês em Alianças Francesas parceiras, após ter sido aceito no processo de imigração e desembarcado no Québec.
“Além disso, todos os selecionados saem do Brasil com o Visto de Residente Permanente, que permite morar e trabalhar legalmente na maior província do Canadá”, salienta Soraia. Após três anos de residência, a lei no Québec permite aos imigrantes legais solicitar cidadania com direito a passaporte canadense.
Os interessados nesta e em outras oportunidades de trabalho podem obter informações pelo site www.imigrarparaquebec.ca. Na página é possível também inscrever-se em uma palestra oferecida pelo escritório do Québec e fazer o teste online para verificar as possibilidades de ser selecionado.
Para mais detalhes sobre as oportunidades em Tecnologia em Alimentos, acesse http://tinyurl.com/tec-alimentos.
Acesse www.imigrarparaquebec.ca e www.emploiquebec.net