Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
capes-logoA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Agrópolis, divulgam hoje, 23, a seleção de projetos conjuntos de pesquisa para apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e franceses, abordando questões acerca do desenvolvimento do Mediterrâneo, das regiões tropicais e temperadas, especialmente o aumento da oferta de vegetais e subprodutos para alimentação e para fins não-alimentares; a interação entre mudança climática e plantações; e a prevenção e gestão dos riscos ligados a plantações e a sistemas alimentares.
Os projetos serão analisados em quatro fases – verificação da consistência documental; análise do mérito; priorização das propostas previamente aprovadas; e reunião mista entre a Capes e a Fundação Agrópolis, para decisão final – e os que forem selecionados terão inicio em fevereiro de 2011. Cada proposta terá as atividades desenvolvidas durante dois anos, podendo prorrogar por igual período, conforme critérios das agências financiadoras. O resultado está previsto para ser divulgado até dezembro deste ano.

Candidaturas
Para ser inscrita, a proposta deve estar vinculada a um Programa de Pós-Graduação (PPG) avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos; ser apresentada por coordenador de equipe detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; e contar com uma equipe formada por, no mínimo, dois docentes doutores, além do coordenador. Outros requisitos estão descritos no edital.

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até o dia 17 de setembro. Ao formulário devem ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.

Benefícios
Os projetos selecionados serão contemplados com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de material de consumo de até RS 10 mil por mês. Estes serão concedidos à equipe brasileira e serão geridos pelo coordenador de equipe, conforme previsto no “Manual de Concessão de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador

A realização ou a participação em seminários, workshops e outras atividades binacionais, objetivando iniciar a cooperação em temas prioritários de pesquisa, poderá ser apoiada. Caso o evento seja realizado no Brasil, a Capes poderá conceder até R$ 10 mil, de acordo com as normas do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Caso seja realizado na França, será concedido apoio para até três pesquisadores brasileiros participarem do seminário, conforme as regras do Programa de Apoio a Eventos no Exterior (Paex). Em todos os casos, as propostas serão submetidas à análise por consultores ad hoc da Capes.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico, utilize o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou o telefone (61) 2022-6160.

(Assessoria de Imprensa da Capes)