Os debates vão girar em torno de energias alternativas, o papel do engenheiro químico como incentivador da inovação e das tecnologias e suas implicações no meio ambiente, além das perspectivas de mercado. Para tanto, professores, pesquisadores e profissionais atuantes na área participam como palestrantes, debatedores, orientadores e avaliadores.
A abertura acontece na terça-feira, 20, a partir das 8h, no auditório da Faculdade de Medicina, no Campus Maceió. No local a comissão organizadora e membros da diretoria do FENEEQ realizam a cerimônia, seguida da conferência de abertura, que aborda o tema central do congresso. Do domingo, 18, a sexta-feira, 23, haverá eventos culturais sempre a partir das 20h.
Na terça-feira, a partir das 14h, ocorrem mini-cursos simultâneos nas salas do Centro de Tecnologia, no Campus Maceió. Alguns dos temas: bicombustíveis, controle e gestão da qualidade do ar, química forense e os desafios tecnológicos do pré-sal no século XVI.
Na quarta-feira, 21, das 8h às 12h, será realizado um Workshop. Neste momento serão expostos produtos, material promocional, linhas de pesquisa, além da realização de cadastros e recrutamento para possíveis estágios. Já na quinta-feira, 22, das 8h às 12h e das 14h às 18h, os participantes realizam visitas técnicas em empresas como Braskem, Coca-cola e Petrobras, além da Usina Cachoeira. As visitas permitem uma maior proximidade com o cotidiano do futuro ambiente de trabalho dos engenheiros.
Na sexta-feira, 23, os estudantes expõem suas produções acadêmicas, através da exposição de trabalhos de iniciação científica originários de diversas regiões do país, das 8h às 12h, no hall da Biblioteca Central, no Campus Maceió. Os melhores trabalhos serão premiados.
Seguindo a programação, haverá ainda debates e a plenária regional dos estudantes de Engenharia Química. Mais informações através do site do evento.
Assessoria de Comunicação/Ufal