Os reitores Joaquim Clotet, Carlos Alexandre Netto e Miriam da Costa Oliveira assinam nesta quarta-feira, 14 de julho, o termo de cooperação para o lançamento do projeto, que contempla ações de divulgação e promoção das potencialidades das instituições, dos pesquisadores e profissionais do Rio Grande do Sul, no restante do País. O encontro será às 12h, na reunião "Tá na Mesa" da Federasul, no Pal ácio do Comércio (Largo Visconde do Cairu, 17, Centro - Porto Alegre).
O foco será nas áreas de psiquiatria, cardiologia (hipertensão arterial), câncer de próstata, endocrinologia (diabetes), neurociência clínica e experimental, hepatologia, infertilidade e impotência masculina. Também estão contempladas a genética clínica, poluição ambiental e evolução de doenças crônicas, efeitos de intoxicação por drogas e dependência a fármacos, epidemiologia e infecções hospitalares, pediatria e saúde da criança, gerontologia, nefrologia, pneumologia e reumatologia.
Para Netto, o projeto contribuirá para o avanço da ciência e atrairá pesquisadores para as instituições envolvidas e para a Capital, o que será revertido em melhores condições de vida para todos. "Porto Alegre já se destaca. Um polo de pesquisa em pós-graduação será um avanço significativo no campo do conhecimento e da saúde", declarou. Claudio Osmar Pereira Alexandre, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA, vê o projeto como uma importante ferramenta de divulgação das condições de excelência na formação de recursos humanos.
Clotet avalia Porto Alegre como uma região com alta concentração de pesquisas qualificadas nas áreas de ciências da saúde e biológicas. "Neste sentido, o desenvolvimento deste projeto contribuirá na consolidação de nossa cidade como um polo de excelência" entende.
Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM