Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
medicsProfissionais brasileiros com diploma superior na área de enfermagem e radiologia encontram promissoras perspectivas de trabalho no Québec (Canadá). Estimativas do governo apontam que nos próximos anos mais de 110 mil profissionais devem ingressar no setor. Os dois segmentos são considerados estratégicos no mercado de trabalho local, com remuneração anual que pode chegar a mais de US$ 70 mil. Para os brasileiros interessados há boas oportunidades de se inscreverem no programa de imigração para trabalhadores qualificados.
O processo de seleção para o programa de imigração do Québec tem duração média de um ano, um dos mais rápidos do mundo. Os critérios incluem diploma na área, experiência profissional, conhecimento de francês - idioma oficial do Québec - ou disposição em aprendê-lo antes de imigrar e idade de preferência até 35 anos.

O programa não garante emprego, mas o governo auxilia o imigrante na busca por uma colocação no mercado de trabalho. “O recém-chegado tem acompanhamento para elaboração de currículos e de cartas de apresentações. Se necessário, há ainda aulas gratuitas para aperfeiçoamento do francês”, destaca Soraia Tandel.

Os segmentos de enfermagem e radiologia experimentam um processo de expansão e buscam renovar e ampliar a mão-de-obra qualificada. É possível encontrar vagas em hospitais, laboratórios de exames médicos, centros de serviços comunitários e de atendimento a pacientes, programas de educação em saúde ou serviços de assessoria em assuntos relacionados à prática da profissão.

Para utilizar o título de enfermeiro, é necessário ter concluído curso superior na área e ser membro da Ordem dos Enfermeiros do Québec. Os profissionais formados no exterior precisam passar por cursos de reciclagem exigidos pelo Conselho, nas regiões de Montreal e Montérégie.

As jornadas de trabalho são, em média, de 40 horas semanais, dependendo da empresa contratante. O imigrante tem todos os direitos de um cidadão canadense, exceto passaporte e participação nas eleições. Entre os direitos estão assistência médico-hospitalar, previdenciária e até 14 salários/ano, entre outros benefícios extensivos a familiares (esposa e filhos).

O Governo do Québec possui parceria com várias Alianças Francesas para o aprendizado do francês. O candidato a imigração poderá ter o valor de seu curso de francês reembolsado em até 1.500 $CA depois que chegar no Québec.

“Todos os selecionados saem do Brasil com o Visto de Residente Permanente, que permite morar e trabalhar legalmente na maior província do Canadá. E, após três anos de residência, podem solicitar cidadania com direito a passaporte canadense”, salienta Soraia Tandel, diretora do escritório de imigração do Québec em São Paulo.


Acesse www.imigrarparaquebec.ca e www.emploiquebec.net