O objetivo primário, no entanto, será o de ensinar os moçambicanos a utilizarem a metodologia da Empresa Simulada.
Por meio desta iniciativa, realizada de forma exclusiva na Baixada Santista pela Unimonte, os professores incentivam os estudantes a atuarem como funcionários em funções variadas de empresas de um mundo virtual, que tem inclusive governo próprio, bancos, leis, fornecedores, regras de importação e exportação, impostos e outros aspectos existentes no contexto real.
O responsável para passar os ensinamentos sobre como a técnica deve ser usada junto aos universitários será o professor Mauricio Amaral, coordenador do curso de Administração da Unimonte. Ele ficará entre 3 e 24 de julho em Maputo, para realizar um trabalho de consultoria e explicação do funcionamento da Empresa Simulada para docentes dos cursos de Economia e Ciências Contábeis.
De acordo com Fábio Ribeiro, diretor de Marketing e de Relações Internacionais da Unimonte, o acordo assinado com a UCM figura como uma excelente oportunidade para que a faculdade santista possa contribuir com o conhecimento dos africanos e, ao mesmo tempo, trocar experiências em dinâmicas e didáticas sobre práticas de gestão.
“Este é o principal foco da parceria. Moçambique busca um incremento e inovação nos processos de gestão de empresas por meio da formação de quadros com maior qualidade. Neste caso, a experiência brasileira tem se mostrado de grande valia para alcance dos melhores resultados por parte dos nossos parceiros“, explica.
Destaca-se que a pouco menos de um mês, a Unimonte também oficializou um acordo de cooperação com a Universidade do Porto, de Portugal. O objetivo é o de promover o intercâmbio de alunos e professores, bem como de experiências e projetos científicos.
Para saber mais sobre cada uma das parcerias da Unimonte, clique aqui.
Assessoria de Imprensa Unimonte