inclusive nas relações de trabalho. “As novas formas de convivência social e cultural, numa sociedade em constante transformação, assim como os modelos econômicos vigentes e o atual contexto político, influem de forma decisiva sobre os paradigmas do direito, exigindo dos profissionais que atuam na área jurídica contínuo aperfeiçoamento para torná-los capazes de apresentar soluções aos complexos problemas da atualidade. Daí, a importância de se capacitar profissionais qualificados para desempenharem, na área jurídica, um papel transformador da realidade social, compartilhando suas experiências práticas”, explicou a professora Any Ávila, coordenadora do Mestrado.
Único do Distrito Federal a oferecer esse tipo de especialização na área, o Mestrado Profissional do Centro Universitário IESB foi pensado sob o conceito de inovação e busca por produções científicas nas linhas de pesquisa de Direitos Sociais, Relações de Trabalho e Desenvolvimento Sustentável e Processos de Reivindicação e Efetivação da Justiça e dos Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho. O objetivo do novo mestrado profissional é formar e capacitar profissionais da área jurídica e outras áreas afins de forma densa e avançada, visando desenvolver competências necessárias para compreender os conflitos que emergem no campo das relações sociais e produzir soluções para transformar a realidade em prol do desenvolvimento sustentável na dimensão social, humana e econômica do país e de sua região de atuação.
A linha de Direitos Sociais, Relações de Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, será abordada sob a ótica da constitucionalização e concretização/efetividade, relacionando-se com a sustentabilidade do desenvolvimento econômico-social e também as relações de trabalho estabelecidas nas organizações públicas e privadas, cujo âmbito emergem de diversos conflitos sociais. O perfil profissiográfico do curso é o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação de profissionais qualificados, mediante a incorporação de métodos científicos a uma prática profissionalizante avançada e transformadora no campo dos Direitos Sociais. Ao final, estarão aptos à compreensão, criação, implementação e desenvolvimento de formas/meios, instrumentos inovadores e transformadores de procedimentos visando à aplicação nos processos reivindicatórios de direitos sociais, especialmente diante da premência na sua efetivação no contexto da vida nacional, considerados os avanços das ciências e tecnologias. “Vamos qualificar profissionais que possam produzir soluções práticas inovadoras em face dos constantes desafios impostos pela ordem social, os quais requerem, para sua superação, o manejamento adequado da técnica jurídica”, ressaltou Any Ávila, coordenadora do Curso de Mestrado.
Já a capacitação em Processos de Reivindicação e Efetivação da Justiça e dos Direitos Fundamentais nas Relações de Trabalho, propõe a investigar os processos de reivindicação dos direitos fundamentais, com ênfase nas relações sociais de trabalho e nos conflitos que se instalam entre o Estado e a sociedade, ou entre os próprios atores sociais, na busca da efetivação daqueles direitos e da própria justiça. A proposta visa desenvolver uma análise inovadora dos direitos fundamentais, no que tange à sua efetividade/aplicabilidade e dos respectivos processos de reivindicação, sob uma perspectiva jurídico-argumentativa, que incluirá tanto o discurso dogmático quanto uma abordagem ética, visando à compreensão e a produção de intervenções e soluções para os respectivos problemas que circundam as relações sociais do trabalho. “Nossa intenção é formar um profissional com mais capacidade analítica e densidade de raciocínio lógico-jurídico, sintonizado com as necessidades do mundo contemporâneo, e que atue como instrumento ativo, multiplicador e concretizador de soluções jurídicas práticas e eficazes em uma sociedade que clama pela intervenção do Direito na solução justa, equitativa e eficiente dos conflitos”, destacou a Professora.
O corpo docente do Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios é formado por doutores que possuem inúmeras produções acadêmicas e vastas experiências profissionais no mercado de trabalho. A seleção será feita por etapas classificatórias já para o primeiro semestre de 2018. São 20 (vinte) vagas para candidatos graduados em Direito, bem como em áreas correlatas das Ciências Sociais, preferencialmente que possuam atuação profissional relacionada ao Direito. “Vamos contribuir para o pleno e responsável exercício profissional, capacitando os operadores do direito para assumir um compromisso com a ética e a efetivação dos direitos sociais, além de promover e disseminar o ensino e a pesquisa, compartilhando com a sociedade a produção intelectual de docentes e discentes do mestrado profissional do IESB”, completou Any Ávila.
Regulamentado pela Portaria MEC Nº 389 (23/03/2017) e pela Portaria CAPES Nº 131 (28/06/2017), o Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. O objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.
As inscrições estão abertas. Acesse: http://www.iesb.br/institucional/noticia/iesb-lanca-programa-de-mestrado-profissional-em-direitos-sociais-e-processos-reivindicatorios