Os aprovados no processo seletivo que estejam ministrando aulas em escolas públicas podem concorrer a uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no valor mensal de R$ 1,5 mil durante dois anos. A bolsa está condicionada ao compromisso de permanência no ensino básico público de matemática por, pelo menos, cinco anos após a obtenção do título de mestre.
A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, que terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos.
No ICMC, as aulas ocorrerão de março a dezembro, às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Também haverá aulas em janeiro, de segunda a sexta-feira.
Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pelo Ministério da Educação, o Profmat é realizado por uma rede de instituições de ensino superior e oferece mais de 1,5 mil vagas em todo o território nacional com o objetivo de, em médio prazo, ter impacto substancial na formação matemática do professor em todo o país.
Na USP, o programa é de responsabilidade do ICMC e conta com três polos: um em São Carlos, no próprio ICMC; um em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); e o terceiro em Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP).
Para mais informações sobre o processo seletivo e os documentos necessários para concorrer à bolsa, acesse o edital do Profmat em http://goo.gl/5eRxPl.
Agência FAPESP