Com o objetivo de formar cidadãos globais a partir do ensino do idioma alemão, a iniciativa oferece às suas escolas parceiras infraestrutura para aulas de alemão curriculares com professores em contínua capacitação no Brasil e na Alemanha. E para incentivar ainda mais esse aprendizado, são organizadas também atividades culturais, concursos e exames nas 20 escolas parceiras distribuídas por 13 Estados no Brasil.
A rede do PASCH totaliza cerca de 50 professores e 5.000 alunos de 5 a 17 anos – jovens que, através da cultura e do ensino desse idioma, entram em contato com um mundo de novas possibilidades para seu desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal.Os alunos aprendem sobre a Alemanha contemporânea, sua história, valores e peculiaridades – na teoria e na prática. Assim, o programa oferece bolsas de estudos para viagens de intercâmbio em terras alemãs todos os anos.
Um dos principais programas do PASCH é o “JUKU – Jugendkurse in Deutschland” (cursos de alemão para jovens na Alemanha), que leva alunos das escolas parceiras para a Alemanha duas vezes por ano: em janeiro e em julho. Desde 2008, mais de 400 jovens do Brasil já foram para a Alemanha como bolsistas do PASCH. Lá, além de frequentarem diariamente aulas no Goethe-Institut em sua cidade destino e de participarem programas culturais e excursões, eles têm contato com jovens de escolas parceiras de todo o mundo. O programa conta com mais de 80 países de todos os continentes do globo.
No dia 9 de julho próximo, uma nova seleção de participantes embarca para a Alemanha. São 34 bolsistas JUKUs que terão como destino as cidades de Dresden, Duderstadt, Frankfurt e Hohebuch, onde ficarão até 30 de julho.
Até o momento da partida, eles passam ainda por um curso on-line, no qual conhecem os outros colegas do Brasil que compõem a sua turma de viagem, coletam em conjunto informações sobre os locais onde ficarão hospedados na Alemanha, trocam informações sobre questões relativas à preparação da viagem e aprendem em alemão a trabalhar com ferramentas da web.
Entre os critérios de seleção para o JUKU estão: participação ativa nas aulas de alemão, boas notas em alemão e nas demais disciplinas, bom relacionamento pessoal com os colegas e professores, engajamento em projetos paralelos e trabalho voluntário.
Mais informações:
www.goethe.de/paschnobrasil
www.facebook.com/paschnobrasil
www.blog.Pasch-net.de/paschnobrasil