O objetivo do curso é introduzir os alunos à produção intelectual de uma cultura epistêmica transnacionalizada que vem problematizando as relações, tensões e interrelações contemporâneas entre meio ambiente natural e construído e exercício da política em sociedades de capitalismo industrial com diferentes graus de complexidade e usos da natureza, em um mundo globalizado.
A pesquisadora francesa Marie-Christine Zélem, estuda a Sociologia voltada para questões ambientais, com foco em política pública ambiental, considerando riscos, participação popular, socioantropologia da difusão da inovação e transferência de tecnologia, antropologia do desenvolvimento.
A carga horária é de 30 horas e ele será ministrado nos dias 01, 03, 04, 08, 10, 11 e 24 de março de 2016, no horário das 13h às 17h. O curso é voltado para alunos de mestrado e doutorado, e a distribuição das 25 vagas será feita da seguinte forma: cinco para alunos de mestrado e 20 para estudantes de doutorado.
Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, entre os dias 15 e 19 de fevereiro de 2016, no site da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br, link Inscrição>Informação e Comunicação em Saúde - Icict >Inscrição), lembrando de enviar o formulário de inscrição preenchido e assinado, além do Currículo Lattes, para a Gestão Acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Cilque aqui para acessar o edital e o formulário de inscrição para o curso, além de um texto e uma apresentação da pesquisadora Marie-Christine Zélem - http://www.icict.fiocruz.br/content/icict-oferece-curso-de-curta-dura%C3%A7%C3%A3o-sobre-%E2%80%9Csociologia-meio-ambiente-e-pol%C3%ADtica%E2%80%9D
Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, Prédio da Expansão do Campus, Sala 210, em Manguinhos, Rio de Janeiro, pelos telefones (55xx21) 3882 9033 e 3882-9063