A pesquisa tem por objetivo investigar como formas contratuais, negociações e todos os tipos de incentivos econômicos são usados como instrumentos urbanísticos para regular a participação de atores (públicos, privados e sociedade civil) na reurbanizaçao de áreas já ocupadas. A pesquisa considera que essas formas de relação criam uma específica forma de governança, com importantes implicações para a legitimidade democrática e a sustentabilidade dos projetos.
Serão estudados diversos instrumentos de planejamento e gestão no Brasil, no Reino Unido e na Holanda, desenvolvendo, com recurso a estudos de caso, uma avaliação da responsabilidade social em relação aos moradores originais.
A pesquisa trabalhará com debate de conceitos como Responsabilidade Social, Interesse Público, Direitos Sociais e Interesse Difuso, em três etapas: pesquisa bibliográfica e de referências (inclusive identificando como a noção de interesse público é construída e operacionalizada nos três diferentes contextos); pesquisa de campo e análise, a partir de três estudos de caso (testando a legitimidade dos instrumentos urbanísticos em promover interesse público); e disseminação, distribuindo os resultados no meio acadêmico e na sociedade.
Cada uma das instituições parceiras contará com um pós-doc. O bolsista da presente chamada trabalhará vinculado ao Labhab, sob supervisão da profa. Maria Lucia Refinetti Martins, e deverá participar da pesquisa local, que incluirá três estudos de caso.
O bolsista será responsável pela sistematização da bibliografia internacional já identificada e pela pesquisa bibliográfica nacional, produzindo revisão em inglês. Participará da escolha dos casos a serem estudados, das pesquisas de campo e em fontes secundárias e de reuniões internacionais do grupo, colaborando com sua organização.
Participará também da redação dos textos de produtos da pesquisa e da elaboração de artigos para publicação. Poderá ser solicitado a apresentar etapas da pesquisa no ambiente acadêmico de graduação e de pós-graduação.
Os candidatos devem ter doutorado nas áreas de Urbanismo, Planejamento Urbano, Gestão de Políticas Públicas ou Direito Urbanístico.
O processo seletivo terá duas fases: avaliação dos candidatos por meio da análise dos documentos enviados e arguição sobre currículo e experiência.
Os interessados devem enviar os seguintes documentos, em arquivos PDF, para a pesquisadora Maria Lucia Refinetti Martins (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com o assunto "Bolsa de Pós-Doutorado": curriculum Lattes (candidatos brasileiros) ou curriculum vitae (candidatos não brasileiros), cópia do certificado de Doutor, carta explicando o interesse pela posição e as qualificações para participar do projeto, cópia de um trabalho significativo na área da pesquisa (caso o trabalho seja a própria tese e ela esteja disponível on-line, basta informar o link) e dois nomes e respectivos contatos de referência acadêmica/profissional.
A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/977.
O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.
Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.
Agência FAPESP