as aulas coletivas ocorrerão das 8h às 10h e o atendimento individual (20 minutos por aluno) será realizado das 10h às 12h. O horário individual será agendado no primeiro dia de aula.
O curso, coordenado pelo professor André Ferreira de Moura, terá a duração de um ano, totalizando 208 horas. Será oferecido certificado aos participantes que obtiverem frequência mínima de 75%.
Inscrições
Ao todo estão disponíveis seis vagas, tanto para alunos da Udesc, quanto para professores e alunos de violão da comunidade externa, com proficiência instrumental média e avançada. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de agosto pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Objetivos do curso
O objetivo do curso é apresentar um panorama abrangente dos principais componentes e escolas da técnica do violão, transmitindo a importância de seu estudo no processo de realização de uma obra musical. As aulas também procuram transmitir a importância do estudo da técnica instrumental, bem como elucidar suas aplicações práticas no repertório do instrumento e aprimorar a qualidade de execução instrumental dos participantes.
O projeto busca consolidar um corpo de violonistas e de professores de violão que procurem multiplicar seus conhecimentos na região da Grande Florianópolis. Juntamente com outros projetos do programa Ponteio – Violão na Udesc, o curso tem como objetivo também formar uma comunidade violonística que continue fomentando o curso de Bacharelado em Violão e projetos futuros nessa área.
Fundamentação teórica
A teoria base para elaboração e motivação deste projeto se fundamenta nas ideias propostas e difundidas por dois grandes pedagogos da escola moderna de violão: Aaron Shearer em suas obras Learning the Classic Guitar (3 volumes) e Classic Guitar Technique; e Abel Carlevaro em seu compêndio Escuela de la Guitarra, Exposición de la Teoría Instrumental e seus Cuadernos 1, 2, 3 y 4. Essas obras sistematizam e fundamentam as ideias teóricas fundamentais que nortearão este projeto.
Sobre o ministrante
Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Música pelo Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, em Baltimore/ EUA, o professor André Moura retornou à Udesc Ceart em agosto de 2014, após um período de quatro anos em que esteve afastado para cursar doutorado na Eastman School of Music, em Rochester/EUA, com bolsa da CAPES/Fulbright.