O farmacêutico bioquímico, habilitado em Análises de Alimentos, Fábio Cerdeira Lírio é o responsável pelo curso, que tem como diferencial a análise criteriosa dos aspectos específicos relacionados às interações entre medicamentos e alimentos, sob o enfoque das distintas áreas da saúde (Farmácia, Medicina, Enfermagem e Nutrição).
“Esse tema está relacionado ao panorama nacional que ainda demonstra a ocorrência de um grande número de intoxicações e óbitos ocasionados por interações entre medicamentos e alimentos. É um assunto extremamente importante, pois as políticas de assistência e atenção farmacêutica em nível nacional carecem de conhecimentos mais direcionados para a discussão das interações, o que cria um problema de saúde pública pela ineficiência das previsões e identificações do problema”, explica Fábio Cerdeira Lirio, responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.
O curso oferece uma visão acadêmico-científica acerca do tema, através da avaliação aprofundada das interações entre medicamentos e alimentos, fundamentada nos conhecimentos das grandes áreas da Farmacologia, Bioquímica, Ciência de Alimentos e Química de Alimentos.
Além disso, o diferencial para o profissional com formação nas referidas áreas é a possibilidade de atuar de forma mais incisiva na prática clínica, dentro da equipe multidisciplinar de saúde.
“Durante o curso nós vamos discutir os principais tipos de interações entre medicamentos e alimentos nos ambientes domiciliar e hospitalar, através da análise de situações relatadas em artigos científicos e estudos de caso. Os objetivos específicos são analisar e prever a possibilidade de interações entre as principais classes de fármacos e nutrientes e, ainda, compreender quais as principais repercussões das interações entre medicamentos e alimentos na prática clínica”, frisa o farmacêutico bioquímico.
O curso oferece certificado para os participantes, que devem se inscrever até o dia 10 de junho, no site www.fmpfase.edu.br.