O curso é voltado para alunos de graduação de Biologia, Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Gestão Ambiental, Geografia e áreas afins, do terceiro ao quinto ano. No total, serão disponibilizadas 30 vagas.
De acordo com o IAC, o programa do curso foi estruturado de modo a apresentar o solo como parte integrante da paisagem e do ecossistema, explorando suas relações com as plantas e com o homem. Durante as aulas, também serão expostas recentes pesquisas em andamento no IAC. As aulas teóricas e práticas serão ministradas no prédio da Pós-Graduação, em laboratórios do Centro de Solos do IAC e na Fazenda Santa Elisa.
Os alunos receberão informações básicas sobre os seguintes assuntos: pedologia, transformações microbianas dos elementos e interação planta-microrganismo, manejo, atributos físicos do solo, metais pesados no solo e fitorremediação, geoprocessamento e planejamento ambiental, utilização agrícola de resíduos orgânicos, emissão de gases de efeito estufa e manejo agrícola.
Os docentes fazem parte do quadro da Pós-Graduação IAC na área de Gestão de Recursos Agroambientais, sendo os seus organizadores os pesquisadores Márcio Koiti Chiba, Aline Reneé Coscione, Adriana Parada Dias da Silveira.
Também como parte das ações relacionadas ao Ano Internacional dos Solos, o IAC lançou o site “Solos do Estado de São Paulo”, para transferir informações ao público sobre os diversos tipos de solos existentes em território paulista, sua forma de manejo e preservação. O site pode ser acessado em www.iac.sp.gov.br/solossp.
Mais informações e inscrições para o Curso de Verão em Solos e Gestão Ambiental podem ser encontradas no site www.iac.sp.gov.br/eventos/eventos/eventos_view.php?id=01040.
Agência FAPESP