A escola, organizada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) por meio do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), contemplará aspectos multidisciplinares do processo de descoberta de fármacos aplicados à doença de Chagas, leishmaniose e à tripanossomíase africana humana.
A SPSAS-ND3 abordará desde conceitos básicos da ciência de descoberta de fármacos até as investigações de ponta desenvolvidas nesta área. Dentre os grandes temas da programação, destacam-se: high throughput screening (HTS) e high content screening (HCS); biologia estrutural e screening virtual; análises de dados de triagens; química medicinal; otimização de leads; absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME) in vitro e in vivo; e modelos animais para estudos de farmacocinética e estudos de eficácia.
A escola contará com atividades práticas e teóricas, ministradas por um grupo de pesquisadores de diversos países. Dentre os professores do curso, estarão presentes especialistas em descoberta de drogas e em parasitologia e profissionais da comunidade acadêmica.
As inscrições para a SPSAS-ND3 são gratuitas e devem ser feitas até o dia 5 de fevereiro de 2015 no site do evento: http://pages.cnpem.br/drugdiscovery-kinet.
Agência FAPESP