O objetivo, de acordo com a organização, é apresentar e discutir os recentes avanços nas áreas da biologia parasitária, biologia do vetor, entomologia, imunologia, patogenia e epidemiologia, com foco em como a pesquisa tem proporcionado novas reflexões para resolver questões relacionadas à resistência aos medicamentos, controle de vetores, manejo clínico e controle da transmissão do parasita.
Em paralelo será ministrado a um número limitado de alunos de pós-graduação e pesquisadores de pós-doutorado o curso Malaria Control: From the Bench to the Field. Os alunos selecionados serão isentos de taxa de inscrição e terão custos de viagem e estadia parcialmente pagos pela organização do evento.
O curso vai explorar os principais aspectos da pesquisa sobre malária, incluindo abordagens e testes em campo. Além da programação do workshop, os alunos participarão de quatro dias de palestras, debates, visitas e trabalhos em laboratório.
A programação de palestras cobrirá aspectos do manejo clínico de pacientes com malária, intervenções para controlar a transmissão da doença e vigilância sanitária.
Nas visitas de campo pretende-se facilitar a compreensão de cenários ecológicos diversos e os desafios associados a acesso, vigilância e controle da doença. Entre os locais visitados estarão laboratórios de pesquisa, um centro de referência no assunto, hospitais, comunidades ribeirinhas e ambientes de construção com intensa transformação ambiental.
Já o treinamento de habilidades em laboratório pretende proporcionar aos alunos experiência em tecnologias e abordagens práticas.
Serão oferecidas 35 vagas. Interessados podem se inscrever até 31 de agosto, em brazil.drclas.harvard.edu/initiatives/public-health-medicine/2014-malaria-field-course.
O workshop Multidisciplinary Malaria Research in the Era of Eradication e o curso Malaria Control: From the Bench to the Field serão realizados na Fiocruz Rondônia, no bairro Lagoa, em Porto Velho.
Mais informações em www.rondonia.fiocruz.br.
Agência FAPESP