A instituição oferece a partir de agosto, ainda, os tradicionais cursos regulares, para adultos e jovens, além de cursos de aprofundamento gramatical ou mesmo fixados na prática oral. As aulas começam no dia 7 e, quem optar por fazer sua matrícula ainda em julho, poderá parcelar os estudos em até seis vezes.
O Actualité Chanson serve àqueles que desejam descobrir a música popular francesa, tradicional e contemporânea, por meio do estudo das canções de alguns de seus intérpretes e de seus diversos gêneros (Nível exigido: A2 – intermediário). São títulos de artistas clássicos e contemporâneos como Camille, Vanessa Paradis, Ben Oncle Soul e Pink Martini, que fazem uma incursão no que há de mais moderno no cenário musical francófono. Já o Dégustation Littéraire, que tem ciclos alternados nas filiais de Ipanema e do Centro, tem o objetivo de conhecer a literatura francesa clássica e moderna e desenvolver a capacidade oral e escrita do idioma francês através do estudo dos textos de famosos escritores francófonos (Nível B2 – avançado). Cada ciclo de quatro encontros aborda um tema e autor diferente.
O Grammaire Supérieure foi criado pensando nas pessoas que desejam melhorar o desempenho na produção oral e escrita, através do conhecimento aprofundado da gramática (nível B2 - avançado). E, por fim, a Aliança Francesa está com matrículas sempre abertas para os cursos de ensino do francês a Adultos e adolescentes a partir de 15 anos, do nível A1 ao C1 (básico ao fluente), em ritmos regular, intensivo ou superintensivo. E o mesmo vale para Jovens, pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 14 anos, que desejam desenvolver a compreensão, conversação, leitura e escrita da língua francesa, em aulas dinâmicas e adequadas à sua faixa etária.
Quem visa ao aperfeiçoamento oral, pode recorrer ao Perfectionnement de l’Oral, como o próprio nome indica. O curso é indicado para quem já tem uma boa base em francês e deseja desenvolver estratégias de comunicação e de expressão oral (a partir do nível intermediário). O Oral Express 1 foi pensado para quem tem pouquíssima noção de francês, iniciantes ou não, e deseja adquirir rapidamente noções orais básicas para se comunicar em uma viagem à França ou em situações cotidianas dentro de um contexto francófono. Para aqueles que estão se preparando para trabalhar em contato com um amplo público nos eventos internacionais que irão ocorrer no Brasil, como as Olimpíadas 2016, o Oral Express 2, um nível acima, é o ideal.
Outras informações em: www.rioaliancafrancesa.com.br.