De acordo com Demétrio Renó Magalhães, coordenador do projeto, “a inclusão digital é uma forma de promover a qualidade de vida dos cidadãos, além de gerar conhecimento, troca de informações e liberdade social. O curso de informática básica oferecido pelo Unileste por meio do Projeto de Informática Solidária irá apresentar e inserir o aluno no mundo digital. O curso aborda desde os conceitos básicos de funcionamento de um computador como também a utilização da internet, formatação de textos, planilhas eletrônicas e software de apresentação”, explica.
Durante o curso serão abordados os conteúdos: Introdução à Microinformática, Windows 7, Internet, Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Powerpoint. O projeto Infosol faz parte do Unileste Cidadã e contribui no processo de democratização da informação; oferece alternativas de viabilização para instituições que trabalham com jovens carentes; atua diretamente na formação profissional de jovens carentes. A atuação do projeto consiste em suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software) para instituições acadêmicas; elaborar material pedagógico para os diferentes cursos de informática; e preparar instrutores para os diferentes cursos de informática.
O Unileste Cidadã envolve ações de extensão que buscam possibilitar às pessoas e comunidades o poder de se transformar e de modificar o local onde se vive. As ações devem promover a solidariedade, a aprendizagem e a inclusão social em processos educativos e reflexivos que buscam a consolidação da dignidade humana. Envolvem as áreas de: educação e cidadania, assistência jurídica, geração de renda, associativismo, cooperativismo, apoio a instituições do 3º setor e movimentos sociais, dentre outras. O público-alvo do programa é vasto, atendendo crianças, adolescentes e adultos.