A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abriu nesta terça, 08, as inscrições para o “Curso de Extensão em Flauta Doce” e para o “Núcleo de Flauta Doce”. Ambas as atividades, gratuitas e abertas à comunidade, deverão ter início a partir do dia 28 de abril e serão conduzidas pela professora Valeria Bittar, do Departamento de Música (DMU). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site do Ceart (www.ceart.udesc.br).
Curso de extensão em flauta doce
O curso terá três turmas: uma para iniciantes, outra avançada para quem tiver mais familiaridade com o instrumento e ainda uma terceira, específica para professores que lidam diretamente com o ensino de música em escolas públicas municipais da Grande Florianópolis. O curso será realizado até o mês de dezembro, com apresentação dos participantes, que receberão um certificado de 60 horas.
As aulas terão início com um trabalho de percepção e de sensibilização físicas, a partir da Técnica Klauss Vianna de escuta do corpo, que enfoca a percepção do próprio corpo e a percepção deste em relação ao espaço e aos outros corpos em movimento.
Estão previstas as seguintes atividades: pesquisa da música de tradição oral e da memória musical pessoal, regional e nacional; arranjos musicais realizados coletivamente pelos alunos e pela professora; pesquisa de metodologias de ensino; o repertório histórico do instrumento e a percepção corpórea como fundamentos da educação e da performance.
Núcleo de Flauta Doce: Música antiga e contemporânea
Já o “Núcleo de Flauta Doce: Música antiga e contemporânea”, composto atualmente por sete pessoas envolvidas com adidática do instrumento – entre alunos e comunidade, realizará performances ao longo deste ano. O núcleo aceitará a entrada de novos integrantes que estejam realizando o curso de extensão na turma avançada, com possibilidade de bolsa de cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade no valor de R$400 para alunos da Universidade.
Horários das Turmas
Turma A - Segunda-feira, das 14h30 às 16h (Iniciante)
Turma B - Segunda-feira, das 16h às 17h30 (Avançado)
Turma C - Terça-feira, das 17h30 às 19h (Especial para Professores da Rede Pública Municipal da Grande Florianópolis)
Sobre Valeria Bittar
Bacharelado e licenciatura em flauta doce na Universidade de Música e Artes Dramáticas de Viena, Áustria. Doutora em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo – UNICAMP, com o trabalho: MÚSICO E ATO. Como membro do Grupo ANIMA atua em séries de concertos e festivais em todo o Brasil e no exterior, como: Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, França, Itália, EUA, Canadá, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Argentina e México. É também integrante do grupo Harmonia Universalis – núcleo de música antiga e Núcleo Tálea de música medieval. É formada em Didática da Técnica Klauss Vianna, através do Salão do Movimento, dirigido pela dançarina e educadora corporal Profa. Dra. Jussara Miller. Desenvolve trabalho sobre performance em música através da percepção física, direcionando a Técnica Klauss Vianna à preparação e à vivência para a atuação musical. É professora visitante da Universidade do estado de Santa Catarina - UDESC.