Devido a todas essas mudanças, a UNIC da Beira Rio em parceria com o Pronatec oferece 160 vagas, nos períodos matutino e noturno para o curso Técnico em Controle Ambiental.
O curso terá a duração de dois semestres e irá fornecer aos estudantes o conhecimento teórico e prático das diversas atividades da área de controle ambiental, permitindo que o futuro profissional descubra o seu verdadeiro potencial e inicie um processo de desenvolvimento de suas potencialidades na busca da sua realização profissional.
Segundo pesquisa do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, 10 milhões de empregos que surgirão até 2030 serão verdes. Isso porque é cada vez maior a preocupação das empresas com a natureza.
A bióloga, Janaina Lenza informa que por força das leis de controle ambiental, ou pela influência ou pressão da corrente global, as empresas começam a aderir a um novo comportamento. Atualmente, uma empresa já pensa em seu passivo ambiental e na forma de como resolvê-lo, fator que pode comprometer seu patrimônio e ser determinante na inviabilidade de sua permanência no mercado na ausência de uma política, na ausência de ações preventivas. Este quadro atual sinaliza para uma demanda considerável pela busca de novas alternativas tecnológicas ecologicamente mais ajustadas na produção e por profissionais deste ramo.
Janaina ressalta que as empresas que investiram numa imagem mais verde, utilizando processos menos poluidores, e que colaboraram para a preservação do meio ambiente são mais respeitadas, têm a simpatia do público e crescem mais do que as outras. “A questão ambiental se constitui em parâmetro portador de futuro e de competitividade para a indústria. Por isso, devemos investir mais nos cursos técnicos, porque é uma fonte de sustentabilidade tanto para o ser humano, quanto para o meio ambiente”, destacou.