Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) aprovou, na reunião do dia 14 de fevereiro, a criação do Mestrado Profissional em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (Strictu Sensu), vinculado à Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. Trata-se do primeiro mestrado profissional na área de Comunicação (subárea de Meios Digitais) do país. A professora Kátia Augusta Maciel, coordenadora do curso, explica que o objetivo é acolher profissionais e estudantes de diferentes áreas de meios digitais, como games, filmes, criação musical, jornalismo digital, e-books, entre outras.
“O nosso pós-graduando poderá tanto seguir a carreira profissional, atuando no mercado, empreendendo e desenvolvendo conteúdos diversos para meios digitais, como também poderá dar continuidade à formação acadêmica ingressando num Doutorado ou exercendo a docência”, esclarece a coordenadora.
 
Para abrigar o curso, a ECO-UFRJ está criando o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação (PPGTLCom-UFRJ). “O perfil do curso é de base empírico-pragmática, dirigido a profissionais de criação em meios digitais. Por isso não era possível que fosse contemplado por nenhum dos atuais programas de pós-graduação existentes na ECO”, explica Kátia A. Maciel.
 
A previsão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) é que sejam abertas 15 vagas para a primeira turma, já para o primeiro semestre de 2015, após aprovação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A seleção dos alunos levará em consideração “a relevância e adequação do projeto de pesquisa de base prático-teórica às linhas de pesquisa do PPGTLCom”, de acordo com a coordenadora.

PEDRO BARRETO - SETOR DE COMUNICAçãO CFCH